O Município de Vila de Rei tem estado a desenvolver uma campanha de sensibilização junto da comunidade para um melhor uso das redes de saneamento, evitando entupimentos e obstruções. Já não é a primeira vez que a autarquia sensibiliza para o tema, uma vez que no início de 2019 alertou a população para o mau uso da rede que levou a reforço da vigilância aos equipamentos.
A CM Vila de Rei dá conta da presença de “quantidades significativas de resíduos nos esgotos, como toalhetes, fraldas, cotonetes, cabelos, óleo, pensos higiénicos ou preservativos”, deixando o alerta para o facto de estes resíduos poderem “gerar entupimentos nas redes de transporte das águas residuais até às ETARs e contribuir para a degradação de infraestruturas que dificultam os próprios processos de tratamento de águas residuais, essenciais para garantir uma devolução ambientalmente correta dos efluentes”.
“Não utilize a sanita como caixote do lixo. Seja responsável, colabore connosco!” é o mote utilizado pela autarquia na tentativa de sensibilizar os vilarregenses para um uso mais cuidadoso e correto da rede de saneamento.