Foto: CMVR

O Município de Vila de Rei instalou 6 desfibrilhadores automáticos externos (DAE) em diversos espaços públicos da sede de concelho, com intuito de cumprir com a recomendação legal e privilegiando a saúde e o bem-estar dos munícipes. Além de implementar estes dispositivos, a autarquia está ainda a formar pessoas para a sua utilização.

Os seis disfibrilhadores encontram-se alocados no Edifício dos Paços do Concelho; Biblioteca Municipal; Mercado Municipal e Ninho de empresas; Piscinas e ginásio; Estádio Municipal e Escola Básica e Secundária.

Segundo a autarquia, por cada equipamento instalado serão formadas seis pessoas para poderem estar devidamente habilitadas a usar o DAE em caso de necessidade, formação que já se encontra em curso.

“Esperemos que não sejam necessários, seria um bom sinal, no entanto, em caso de necessidade estamos agora mais capacitados para intervir em caso de paragem cardiorrespiratória. É ainda nossa intenção, futuramente, vir a equipar com mais DAE outros edifícios públicos uma vez que acreditamos serem uma mais valia para a salvaguarda das pessoas”, nota o presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei, Ricardo Aires, em nota enviada à imprensa.

A autarquia recorda ainda que a doença cardíaca é a principal causa de morte no mundo, sendo que a morte súbita é a causadora de mais de 60% dos episódios de morte por doença coronária, estando cientificamente comprovado que a utilização de Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE), em contexto extra-hospitalar, aumenta significativamente a probabilidade de sobrevivência.

Joana Rita Santos

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.