Foto: Recicla

O Município de Vila de Rei foi distinguido, pelo segundo ano consecutivo, nos prémios ‘Autarquia do Ano’, na categoria Ecologia e Cuidado dos Animais e subcategoria Reciclagem.

A iniciativa pretende distinguir o que de melhor e mais inovador se executa nas freguesias e câmaras do País, numa ação desenvolvida pelo Lisbon Awards Group, com o apoio da publicação ECO.

Ao longo dos últimos anos, o Município de Vila de Rei “tem reforçado o seu objetivo de promover boas políticas ambientais, que, ano após ano, têm consolidado o concelho como líder na recolha seletiva de resíduos entre os municípios pertencentes à Valnor”, lê-se em nota de imprensa.

Os habitantes de Vila de Rei são os que mais reciclam entre os 25 concelhos abrangidos pela Valnor, com uma média total de 84,12 Kg/hab./ano de resíduos recicláveis (mais 7,79Kg/hab./ano do que em 2020), superando a meta definida para 2021 de 80 Kg/hab./ano. Estes resultados são muito superiores à média de municípios da Valnor, que se cifra nos 45,42 kg/hab.

Com estes resultados, o município vê assim reforçado o seu contributo para com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, mais concretamente com o ODS 12 – Produção e Consumo Sustentáveis, ou seja, reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.

Paula Mourato

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.