Poupar água, é o objetivo para reduzir os impactos ambientais associados ao elevado consumo deste bem essencial que é de todos. Neste sentido, o Município de Vila de Rei tem vindo a apostar numa política de racionalização de consumos de água e, em articulação com as diretrizes do Programa Nacional para o Uso Eficiente da Água, começou o processo de instalação de redutores de caudal de água em diversos Edifícios Municipais.
Na primeira fase, fora selecionados para instalação dos redutores a Biblioteca Municipal, Edifício dos Paços de Concelho, Museus, Residência de Estudantes e Piscina Municipal.
“A instalação destas peças irá permitir uma poupança de aproximadamente 86% do consumo de água sem necessidade de trocar torneiras. Ou seja, num minuto, numa torneira sem redutor, pode consumir-se até 14 litros de água, já numa torneira com redutor o consumo durante o mesmo minuto é de 2 litros de água. No caso dos chuveiros, o seu fluxo é reduzido aproximadamente em 64%, em relação aos chuveiros existentes”, explica a autarquia em nota de imprensa.
Refira-se que “os redutores de caudal são peças que reduzem a quantidade de água que passa e substituem a água retirada por ar, ou seja, torneiras e chuveiros com estes dispositivos libertam uma mistura de água com oxigénio que reduz a quantidade de líquido sem perder a pressão”.
Ricardo Aires, presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei, destaca a importância e significado deste projeto, “no sentido da utilização racional de um recurso tão importante como a água, e apela aos munícipes para que colaborem e informem os serviços municipais sempre que detetem avarias ou anomalias de abastecimento de água, com vista a uma rápida intervenção na resolução de roturas no sistema de abastecimento de água, minimizando assim as fugas e desperdícios desde bem essencial”, termina.