Os vilarregenses são a população que mais recicla entre os 25 concelhos abrangidos pela Valnor, segundo os dados disponibilizados pela empresa até 31 de agosto e disponibilizados pelo Município de Vila de Rei. O município consolida, assim, a posição de liderança na recolha dos resíduos de papel, vidro e embalagens e ultrapassa os resultados obtidos em dezembro de 2020, com uma média de 80,86 Kg/hab./ano de resíduos recicláveis até agosto de 2021 (mais 34,72 Kg/hab./ano que no período homólogo). Ultrapassa a barreira dos 76,33 Kg/hab./ano de resíduos recicláveis obtidos em dezembro de 2020.
Segundo a autarquia, cada vilarregense reciclou “em média 56,74 Kg/hab./ano de vidro (mais 18,33 Kg/hab./ano do que em 2020), 36,41 Kg/hab./ano de papel e cartão (mais 11,69 Kg/hab./ano do que em 2020) e 28,56 Kg/hab./ano de embalagens de plástico”.
No mesmo comunicado, a autarquia nota que, até agosto de 2021, foram produzidas em Vila de Rei 639260 toneladas de resíduos indiferenciados, mais 0,29 % que no período homólogo. Já na fração dos recicláveis regista-se um aumento de 14,40% em relação com o período homólogo, tendo sido recolhido até agosto de 2021, 179083 toneladas de resíduos recicláveis (71076,5 toneladas de papel/cartão, 36466,9 toneladas de embalagens plásticas/metálicas e 71540 toneladas de vidro).

Quanto à recolha de monos ou monstros domésticos, verificou-se uma aumento de 31,4% até agosto de 2021 em comparação com o período homólogo, mas tal é “justificado com o segundo confinamento, altura que os munícipes aproveitaram o tempo em casa para fazerem limpezas, eliminando assim diversos objetos obsoletos”.
A autarquia de Vila de Rei refere que os resultados vêm refletir e reforçar o compromisso e “contributo para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, mais concretamente com o ODS 12 – Produção e Consumo Sustentáveis, ou seja, reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização”.
Refira-se que a Valnor é a empresa responsável pela triagem, recolha seletiva, valorização e tratamento de resíduos provenientes de 25 municípios, nomeadamente Abrantes, Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo Branco, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Idanha-a-Nova, Mação, Marvão, Monforte, Nisa, Oleiros, Ponte de Sôr, Portalegre, Proença-a-Nova, Sardoal, Sertã. Sousel, Vila de Rei e Vila Velha de Rodão.
