O concelho de Vila de Rei alcançou o primeiro lugar no ranking nacional dos municípios com maior percentagem de matrizes georreferenciadas durante os meses de setembro e outubro, segundo dados da plataforma Balcão Único do Prédio (BUPi).
Com um total de 1.802 parcelas registadas, Vila de Rei destacou-se pela taxa mais elevada de georreferenciação em todo o país, estabelecendo ainda um recorde absoluto nestes dois meses. “Este resultado reforça o empenho e a colaboração da população vilarregense no processo de identificação e registo das suas propriedades”, sublinha a nota divulgada pela autarquia.
Em funcionamento desde fevereiro de 2021, o BUPi de Vila de Rei, localizado no primeiro andar do edifício da Câmara Municipal, tem registado uma adesão crescente por parte dos proprietários locais. O trabalho conjunto tem permitido um “conhecimento mais rigoroso do território e contribuído para o seu ordenamento e gestão sustentável”.
O registo das propriedades é gratuito, decorre até ao final deste ano e não implica qualquer alteração nas taxas de IMI. O projeto BUPi tem como objetivos centrais identificar os proprietários, valorizar os recursos e promover uma gestão mais eficiente do território.
Para atendimento presencial, é recomendado o agendamento prévio através do telefone 274 890 008 ou do e-mail cadastrosimplificado@cm-viladerei.pt.
