De dificuldade média, o percurso une a Aldeia de Xisto de Água Formosa à Praia Fluvial do Penedo Furado, numa extensão de 9,6 km. Foto: mediotejo.net

Depois de trabalhos de requalificação e manutenção do trajeto, o percurso pedestre “Rota das Conheiras” está pronto a ser percorrido pelos caminhantes que se aventuram pelos trilhos em terras vilarregenses, informa a Câmara Municipal de Vila de Rei. De dificuldade média, o percurso une a Aldeia de Xisto de Água Formosa à Praia Fluvial do Penedo Furado, numa extensão de 9,6 km.

A autarquia contextualiza a localização deste local, situado ao longo da Ribeira da Galega e da Ribeira de Codes, sendo um trilho que proporciona uma viagem no tempo e uma aventura entre a beleza do património natural, que remonta à Idade do Ferro.

Trata-se de conhos (seixos) que resultaram da exploração de ouro por aluvião, da época romana e anteriores.

“Com o término dos trabalhos na Rota das Conheiras, todos os percursos pedestres de Vila de Rei encontram-se devidamente limpos e sinalizados, podendo ser percorrido durante todo o ano (com devidos cuidados com o calor no Verão e com a possibilidade de piso escorregadio no Inverno)”, refere a autarquia.

Conheiras de Vila de Rei, amontoados de seixos rolados que são vestígios da presença romana no território. Foto: CMVR

Os ficheiros KML e GPX dos percursos podem ser consultados e descarregados em http://www.cm-viladerei.pt/index.php/pt/visitar-2/percursos

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *