Concerto para uma Árvore. Créditos: Vera Marmelo

A Igreja da Misericórdia de Vila de Rei vai receber, às 19h00 de sábado, 22 de outubro, o evento “Concerto para uma Árvore”, espetáculo com instrumentos musicais construídos a partir de árvores e elementos naturais.

Neste projeto trazido pelo programa Fôlego, de apresentação em Vila de Rei, o músico Fernando Mota utiliza alguns destes instrumentos musicais para criar um espetáculo ritualista e exploratório.

Além da birdCAGE (instrumento construído a partir de uma gaiola para pássaros) e da Ramira, grande parte do concerto centra-se no instrumento criado a partir de um carvalho, recolhido numa limpeza de terrenos na Serra de Montemuro no início de 2020, onde foram esticadas cordas entre os ramos e pendurados sinos no lugar de folhas.

Depois de ser apresentado em diversos formatos, desde os auditórios da Fundação Calouste Gulbenkian à igreja de Cem Soldos (Festival Bons Sons), passando por teatros, praças, galerias, claustros e bosques escondidos, “Concerto para uma árvore” soará em Vila de Rei num espetáculo de entrada livre, dedicado à sua comunidade.

O Fôlego é programa de intervenção artística movido pelo combate às alterações climáticas em Mação, Sertã, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila de Rei.

Paula Mourato

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *