A zona fluvial do Penedo Furado, em Vila de Rei, foi alvo de um foco de poluição na quinta-feira derivado de uma pecuária, situação que gerou vivos protestos da autarquia, que denunciou o caso às autoridades, devido aos maus cheiros, águas sujas e espuma verificados no local. A exploração agrícola já foi identificada.
“Sim, nós tivemos conhecimento ontem à noite da situação que relatou. Procedemos logo, hoje de manhã à averiguação do que é que, efetivamente, se estava a passar. Hoje de manhã encontrámos no local, nas quedas de água, um cenário menos mau do que aquele que nos era apresentado pelas fotografias da tarde anterior. Contudo, pedimos e chamámos a GNR, que se fez representar por elementos do SEPNA, para detetar a origem quer da espuma, quer do mau cheiro e os serviços ambientais do município, juntamente com a GNR detetaram a fonte do problema”, disse ao mediotejo.net o vice-presidente da autarquia, Paulo César Luís, tendo a situação sido denunciada por turistas e populares que visitavam o espaço de lazer.
“Ao que parece as chuvas que caíram nos últimos dias devem ter danificado tanques de uma exploração agrícola que existe perto já da localidade de Milreu e que, por sua vez, despoletaram aquela situação. A GNR tomou conta da ocorrência, nós iremos comunicar também à ARH Tejo, no sentido de fazer cumprir aquilo que é a legislação em rigor. Estamos a tomar as nossas providências também”, assegurou o autarca, que é também responsável pelo pelouro do Turismo.
Paulo César disse ainda que a situação não é admissível e que, não sendo habitual, há registos pontuais de episódios similares.
“Aquilo que nós nos temos apercebido é que com condições atmosféricas muito adversas tem originado um conjunto de situações, que posso dizer, desfavoráveis, também elas. Não é recorrente, é esporadicamente, contudo são situações que nós não aceitamos e queremos ver resolvida a situação e também por isso, perante aquele cenário, chamámos logo a GNR, porque consideramos que aquela situação não pode acontecer, chova o que chover”, vincou.

A cidadã Cristina Pedro registou os focos de poluição tendo denunciado publicamente a situação: “Fui fazer um pequeno passeio pelo nosso lindo Penedo Furado, em Vila de Rei E deparei-me com tamanha atrocidade. Não sei de onde vem, apenas sei que é um cheiro nauseabundo a pecuária. Visto que está zona foi considerada uma das 7 maravilhas de Portugal…… É uma vergonha. E que toda essa água vai parar ao rio Zêzere. Posso dizer que os olhos se encheram de lágrimas”, relatou, indagando se a Câmara teria conhecimento da situação. Certo é que teve conhecimento e chamou de imediato a GNR ao local.

Considerada um dos ex-libris turísticos de Vila de Rei, as características do maciço rochoso fazem da Praia Fluvial do Penedo Furado, bastante arborizada, um autêntico paraíso, oferecendo um conjunto de pequenas quedas de água, visíveis a escassos metros, que podem ser apreciadas ao percorrer um estreito caminho talhado na rocha.
Esta é a estância balnear mais procurada do concelho de Vila de Rei, não só pela sua água límpida e cristalina que lentamente vai correndo pelo leito, através de uma passagem natural na rocha, mas também pelas infraestruturas, não sendo habitual haver relatos de poluição nesta área.
