14ª edição do Rock na Vila. Foto: mediotejo.net

O Festival Rock na Vila está de regresso ao Parque de Feiras de Vila de Rei, após dois anos de pausa forçada devido à pandemia de covid-19. Nos dias 3 e 4 de junho, todos os caminhos vão a Vila de Rei para ouvir e dançar ao som de nomes conhecidos do panorama musical português. Murta e Plutonio são cabeças de cartaz na edição de 2022 do Rock na Vila, um festival para toda a família e que promete espetáculos de grande qualidade e com entradas a custo zero.

Trata-se da 17ª edição deste festival organizado pelo Município de Vila de Rei, que irá aguardar de braços abertos a chegada e milhares de festivaleiros no recinto. O programa para o primeiro dia prevê atuação dos Artigo 21, (Re)-Invention, Murta e a fechar a noite os DJ Nuno Calado e DJ Gonçalo Farinha.

Os primeiros a subir ao palco serão os Artigo 21, uma banda natural de Lisboa, num estilo Punk Rock cantado em português, mas com acentuada influência do punk rock norte-americano dos anos 90. Ainda assim, tem um som muito próprio que soa junto de muitas referências musicais.

Murta e Plutonio integram o cartaz da edição de 2022 do Festival Rock na Vila. O festival regressa após dois anos de interregno provocados pela pandemia. Fotos: DR

Também subirá ao palco neste primeiro dia uma nova banda de rock em português, os (Re)-Invention. A banda é composta por músicos já com vasta experiência, oriundos da antiga banda ‘Mercadoria’, que passaram já por diversos palcos e tocaram com nomes como com Richie Campbell ou Diogo Piçarra.

Murta será o cabeça-de-cartaz desta primeira noite do Festival. Nome muito conhecido do público nacional após a sua participação no programa ‘The Voice’, onde foi finalista, Francisco Murta é presença assídua no top das rádios nacionais através dos temas ‘Porquê’ (com mais de 7,5 milhões de visualizações no Youtube), ‘Vou-te Amar’, ‘Saudade’ ou ‘Palavra’.

Para agitar a noite na tenda eletrónica do Rock na Vila estará presente o DJ Nuno Calado. Com um longo percurso na rádio nacional, estando na fundação da Antena 3 e tendo-se notabilizado pelo seu programa “Indiegente”, Nuno Calado será sempre associado a qualidade musical, com os seus sets a convidarem a uma viagem de diversão por diferentes épocas.

DJ Nuno Calado estará na primeira noite do festival na tenda eletrónica do Rock Na Vila. Os Kiss Kiss Bang Bang marcam presença na segunda noite. Fotos: DR

Para fechar a noite e fazer durar a animação até altas horas da madrugada, está volta à tenda eletrónica o Dj Gonçalo Farinha, que promete repetir o sucesso da atuação na última edição da Feira de Enchidos, Queijo e Mel. Vai fazer a sua estreia enquanto DJ do Festival Rock na Vila. Natural de Proença-a-Nova, o DJ Gonçalo Farinha marcou já presença em algumas das principais pistas da zona centro do País e prepara-se agora para animar os festivaleiros em Vila de Rei.

Na segunda noite, dia 4 de junho, o cartaz compõe-se com Blues & Outros Tons, Palomita e los Gringos Locos, Plutonio, Djs Kiss Kiss Bang Bang e DJ Seadas e MC Pinkie

Rock na Vila 2016. Foto: Rock na Vila

Blues & Outros Tons vão apresentar temas originais e covers de grandes nomes da música internacional, como Muse, Coldplay, Queen, Radiohead, Amy Winehouse, entre outros. Os músicos procuram a diversidade, as cores, os géneros e pretendem criar beleza com dissonâncias e contrapontos.

Segue-se Palomita e los Gringos Locos, o novo projeto de Paloma del Pillar que regressa assim ao palco do Festival Rock na Vila. A cantora vai mostrar o seu estilo musical sobejamente conhecido pelos portugueses através das suas participações em vários concursos musicais televisivos, como o ‘Factor X’ (2013), ‘Ídolos’ (2015), ‘Just Duet’ (2017) e ‘The Voice (2020).’

Chega a vez do rapper português Plutonio, cabeça de cartaz, que vai fazer a sua estreia em Vila de Rei e que promete colocar o público ao rubro. Trará no repertório temas como ‘Cafeína’, ‘Meu Deus’, ‘1 de Abril’, ‘Última Vez’, ‘Somos Iguais’ ou ‘Vergonha na Cara’, produções que contam milhões de visualizações no Youtube. Plutonio passou já por grandes palcos nacionais, com destaque para as atuações no NOS Alive, Coliseu dos Recreios, em Lisboa, ou Hard Club, no Porto.

A agitação prossegue com a dupla de DJs Kiss Kiss Bang Bang. Presença habitual nos principais festivais de juventude e eventos académicos por todos o país, estarão pela primeira vez em Vila de Rei para uma noite de arromba. A dupla de DJs é conhecida por combinar estilos musicais variados com uma interação animada e bem conseguida com o público ao longo de toda a atuação.

E para fechar a 17ª edição do Rock na Vila a missão fica entregue à dupla vilarregense DJ Seadas & MC Pinkie. Estão de regresso à tenda eletrónica do Festival e prometem novos momentos de pura diversão, ao som dos melhores hits dos mais diferentes estilos musicais. A dupla oferece sempre momentos de diversão e interação com o público.

Foto: CMVR

Organizado pelo Município de Vila de Rei, o Rock na Vila afirma-se como um festival para todas as idades e essencialmente dedicado a bandas e artistas portugueses e muito virados para o rock.

É de entrada livre e tem campismo gratuito, proporcionando ainda acesso às piscinas descobertas, ginásio, atividades desportivas e de lazer complementares ao cartaz.

Este festival – que já conta com 16 edições – esteve, pelo quinto ano consecutivo, nomeado para os Iberian Festival Awards, prémios que pretendem distinguir os melhores festivais de música de Portugal e Espanha. Na edição de 2020 destes prémios, o Rock na Vila esteve nomeado nas categorias de “Best Medium Size”, “Best Infrastrucuture” e “Contribution to Sustainability”, “Best Hosting and Reception”. Já a atuação dos Blasted Mechanism na edição de 2019 valeu a nomeação para “Best Live Performance”.

No âmbito das atividades complementares,  Piscina Descoberta vai abrir portas durante os dois dias, das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 20h00, dando a oportunidade aos festivaleiros de se refrescarem nestes dois dias de calor.

Logo ao lado, no Skate Park de Vila de Rei, vai decorrer, na sexta-feira, 3 de junho, a iniciativa ‘PARK SESH’, dinamizado pela Academia dos Patins. Das 16h00 às 20h00, irão decorrer demonstrações de desportos extremos, como skate, patins e BMX, por alguns dos melhores atletas a nível nacional. Os amantes destas modalidades terão oportunidade fantástica de conviver com os atletas e aprender com eles as manobras que sempre sonharam fazer. O evento conta ainda com animação de um DJ convidado e a apresentação por um speaker.

No dia 4 de junho, sábado, o Parque da Ribeira da Vila vai receber a atuação do DJ ZukaTuga, entre as 18h00 e as 22h00, num aperitivo para o segundo dia do Festival.

Pelas 21h00, irá decorrer a apresentação do ‘Video-Mapping em Movimento’. Integrado no projeto Fôlego, do qual o Município da Vila de Rei é parceiro, o evento consiste num desfile de um carro a pedais com som e luz movidas a energia solar sem qualquer tipo de combustão. As alterações climáticas são o contexto temático para sensibilizar a população num evento de luz noturno e inédito. Toda a população é convidada a juntar-se ao video-mapping em movimento, incorporando o cortejo atrás do carro, sendo distribuídas luzes pelos participantes.

Mais informações e programa completo em https://www.facebook.com/festivalrocknavila 

Joana Rita Santos

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.