A Praia Fluvial de Fernandaires, em Vila de Rei, é Bandeira Azul. Foto: CMVR

As cinco praias fluviais do concelho de Vila de Rei receberam a distinção “Qualidade de Ouro” pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, estando entre as 54 praias interiores, da lista total de 381 praias nacionais distinguidas pela associação. Para a autarquia este reconhecimento vem reforçar a qualidade das águas balneares do concelho, uma vez que se conseguiu este ano estender, pela primeira vez, a distinção a mais três praias: Penedo Furado, Bostelim e Pego das Cancelas.

A autarquia recorda, em nota enviada à imprensa, que zona balnear da Zaboeira e a praia fluvial de Fernandaires recebem esta distinção pela quarta e nona vez consecutivas, respetivamente. Em estreia absoluta estão as praias fluviais do Penedo Furado, Bostelim e Pego das Cancelas, fazendo “o pleno” enquanto praias com Qualidade de Ouro.

Pego das Cancelas estreia-se na distinção dada pela Quercus. Foto: mediotejo.net

Refira-se que esta classificação de “Praia com Qualidade de Ouro” é atribuída pela Quercus às praias que cumpriram com o critério de “qualidade de água excelente” nas épocas balneares entre 2015 e 2019, sendo que, na última época balnear (2019), não poderá ter-se registado qualquer tipo de ocorrência ou aviso de desaconselhamento/proibição da prática balnear ou interdição temporária da praia.

Esta notícia é motivo de orgulho para a Câmara Municipal de Vila de Rei, que muito acarinha as suas praias fluviais e as mantém enquanto ex-libris do território, visitadas anualmente por milhares de pessoas e banhistas.

Para Paulo César Luís, vice-presidente da autarquia, este aumento de praias distinguidas simboliza “a enorme qualidade das nossas zonas balneares”.

“Foi com enorme satisfação que recebemos esta importante distinção, que nos vem motivar ainda mais para continuarmos a oferecer as melhores condições possíveis para todos aqueles que visitam Vila de Rei no Verão e usufruem das nossas fantásticas zonas balneares”, afirma.

Penedo Furado. Foto: mediotejo.net

Por último, a CMVR lembra que a época balnear em Vila de Rei abre no dia 1 de julho, e “apenas nessa data as praias estarão a funcionar na sua plenitude, com todas as infraestruturas de apoio disponíveis e com nadadores-salvadores”

Panorama diferente para a praia fluvial do Bostelim, única Bandeira Azul do distrito de Castelo Branco pela ABAE, sem data prevista para reabertura ao público, uma vez que está a sofrer obras de requalificação complexas para ultrapassar os danos causados pela passagem da tempestade Elsa, em dezembro de 2019.

Enquanto não deve mergulhar nestas águas que valem ouro, recorde abaixo uma reportagem do mediotejo.net sobre as cinco praias fluviais vilarregenses, distinguidas pela Quercus em 2020.

À Descoberta | Vila de Rei: uma mão cheia de paraísos fluviais (C/FOTOS e VIDEO)

Joana Rita Santos

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.