Na proposta de protocolo aprovada em reunião de executivo, propõe-se que as áreas de intervenção assentem em setores onde o concelho de Vila de Rei é já referência e apresenta fortes indícios de crescimento como a hotelaria, o turismo, o ambiente, a energia, a agricultura, a pesca, a floresta, a ação social, entre outras que se venham a revelar de interesse estratégico. O presidente da Câmara Municipal avançou aos jornalistas que Vila de Rei terá um TESP na área do Turismo.
“Estamos em conversações. Advém também do nosso processo com o IPCB, do projeto de estudo do Turismo que fizemos há dois anos. Pode ser a concretização final caso o Ministério do Ensino Superior concordar”, disse Ricardo Aires.
O autarca confessou que “gostava de ter Turismo, de natureza, inclusivo” por considerar ser “um curso diferenciador” no País.
O protocolo de colaboração será válido pelo período de três anos, prorrogável por iguais períodos.
A proposta surge considerando, nomeadamente, que “o desenvolvimento das regiões assenta, cada vez mais, na existência de recursos humanos qualificados; A cooperação institucional justifica a realização de atividades de cooperação entre os municípios e as instituições de ensino superior, que possam ter repercussão no desenvolvimento e crescimento das comunidades”.