José Cardoso Pires em 1983. Foto: Carlos Gil

A Biblioteca Municipal José Cardoso Pires vai receber, de 1 de outubro a 30 de novembro, a Exposição de Fotografia ‘A Bordo’, baseada no livro “Lisboa, Diário de Bordo”, do autor vilarregense que dá nome à própria Biblioteca Municipal. A exposição apresenta diversos trabalhos do fotógrafo Nuno Correia, sob curadoria de Carlos Carvalho.

Tal como o livro, a exposição explora os espaços e os ambientes no qual o autor se movimentava. A noite, os bares, as tertúlias têm aqui um papel importante, tal como locais emblemáticos como o Chiado ou o Palácio do Marquês de Fronteira. Aqui, a cidade cosmopolita, cinematográfica, histórica mas, ao mesmo tempo, popular, é alvo do olhar, primeiro do escritor e destas imagens.

Bem como a obra feita de “vozes, olhares, memorações”, também as imagens remetem para a voz e olhar do escritor, neste caso mediado e transformado pelas fotografias.

A exposição de fotografia ‘A Bordo’ pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h30, e aos sábados, das 15h00 às 18h00, na Biblioteca Municipal.

Joana Rita Santos

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *