Bandeira Azul hasteada nas Praias Fluviais do Bostelim e de Fernandaires, no concelho de Vila de Rei. Créditos: CMVR

As praias fluviais do Bostelim e de Fernandaires, em Vila de Rei receberam, no dia 7 de julho, as cerimónias de hastear da Bandeira Azul, galardão que atesta a excelência da qualidade balnear e que a praia do Bostelim recebeu pelo sétimo ano consecutivo e que Fernandaires hasteou pela primeira vez.

A Bandeira Azul é atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), numa distinção de excelência da qualidade balnear que, em 2022, foi atribuída a 393 praias portuguesas (mais 21 que no ano passado), entre praias costeiras, fluviais, portos e marinas e embarcações de ecoturismo.

Em todo o distrito de Castelo Branco, são apenas três as praias a receberem esta distinção (Bostelim e Fernandaires, em Vila de Rei, e Açude do Pinto, em Oleiros). No conjunto dos Municípios da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, são seis as praias galardoadas (juntamente com Aldeia do Mato, Fontes, Carvoeiro e Agroal).

A atribuição da Bandeira Azul tem em conta diferenciados fatores, como a informação e educação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental e de equipamentos ou a segurança e serviços.

No seguimento da campanha “Os suspeitos são os do costume?”, as praias fluviais do concelho passaram igualmente a dispor, desde esta semana, estruturas metálicas de grandes dimensões, em formato de peixe gigante, garrafa e picoto, para a deposição de embalagens e garrafas de plástico.

Além de promover a recolha e a valorização das embalagens utilizadas, o impacto visual das estruturas, à medida que for sendo enchida, pretende alertar para a problemática do plástico de utilização única e para as suas consequências em termos ambientais.

As três estruturas foram criadas pela equipa do CLDS 4G de Vila de Rei em parceria com o Município de Vila de Rei.

As cerimónias de hastear da bandeira contaram com a presença da vereadora do pelouro do Ambiente do Município de Vila de Rei, Rosa Martins.

“É um orgulho enorme – e este ano com uma satisfação a dobrar – receber a Bandeira Azul, galardão de excelência para as nossas Praias. Temos vindo a procurar, ano após ano, melhorar a qualidade das nossas zonas balneares de forma a torna-las ainda mais atrativa para os muitos visitantes que as procuram. É com uma satisfação enorme que recebemos estas duas Bandeiras – a de Fernandaires pela primeira vez – e continuaremos a trabalhar para manter estas e outras importantes distinções que temos recebido, assim como o elevado nível das nossas praias”, disse a vereadora.

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *