Vila de Rei vai geminar-se com o município francês de Crosne. Fotografias: Paulo Jorge de Sousa/mediotejo.net/DR

A proposta para este acordo de geminação foi aprovada por unanimidade em sede de executivo camarário, na reunião de 15 de julho. Segundo o documento, “a cooperação entre as duas entidades prevê o desenvolvimento mútuo na base dos interesses e opções de cada Município e de acordo com as disponibilidades existentes em cada momento, nos domínios empresariais e económicos, da cultura, ciência, desporto, meio ambiente, social e outros temas que possam ser de comum interesse”, refere a autarquia em comunicado.

Entre as iniciativas e parcerias consta “a divulgação e participação em feiras e exposições, divulgação de produtos regionais, cedência de um espaço/armazém comum para recolha, armazenamento e distribuição de produtos, criação de uma rede de oferta de agentes turísticos e o fomento de intercâmbio entre as pessoas e, em particular, os jovens”.

Ricardo Aires, presidente da CM Vila de Rei, crê que esta geminação trará “uma estreita e valiosa colaboração entre os dois municípios”, referindo que Vila de Rei poderá “beneficiar de importantes mais-valias transfronteiriças para as nossas empresas e instituições, assim como no foro turístico, científico, social ou ambiental”.

“Prevemos que esta cooperação intermunicipal assuma uma elevada importância, proporcionando uma rede mais extensa e diversificada de parceiros, desenvolvendo o sentimento de fraternidade, cooperação e desenvolvimento”, termina o autarca.

Joana Rita Santos

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.