O projeto é aberto a todas as famílias residentes no concelho de Vila de Rei que possuam um pequeno espaço exterior na sua habitação (jardim, quintal ou horta). O Município entregou simbolicamente o primeiro compostor doméstico na Escola Básica e Secundária de Vila de Rei e explicou aos mais jovens o processo da compostagem, sensibilizando e introduzindo esta temática e o projeto que agora arranca.
O registo de inscrições para a adesão ao projeto e requisitar um compostor será disponibilizado em breve, por via de formulário, informa a autarquia.
Esta estratégia permitirá a valorização dos resíduos biodegradáveis alimentares e provenientes de espaços verdes, sendo distribuidos gratuitamente compostores (contentores específicos para esta função), sendo que os municípes receberão explicações e um guia de apoio à utilização para esclarecimento de dúvidas quanto à compostagem.

O projeto “Reduzir para criar mais valor” traduz-se “no desenvolvimento de soluções mais verdes e sustentáveis, alinhadas com a promoção de uma economia circular assente na redução, reutilização, recuperação e valorização dos resíduos visando sempre que possível a otimização de recursos e na adoção de boas práticas”.
Em comunicado enviado à imprensa, Paulo César Luís, vice-presidente da Câmara Municipal, frisa que “este é mais um passo importante e decisivo para a sustentabilidade ambiental do concelho, tendo como meta a atingir, no final de 2023, a separação entre os biorresíduos e os resíduos indiferenciados, reduzindo, desta forma, significativamente, a quantidade de resíduos enviada para aterro e permitindo o reaproveitamento dos mesmos”.
O autarca relembra ainda que “esta é uma das três ações estratégicas que estavam previstas no Estudo Municipal para o Desenvolvimento de Sistemas de Recolha de Biorresíduos de Vila de Rei, desenvolvido em 2021″.