A Casa dos Amigos do Pisão (CAP), com o apoio do município de Vila de Rei, organiza no sábado, dia 18 de fevereiro, um passeio pedestre pelo ‘Trilho das Bufareiras’. O passeio vai ligar Vila de Rei à praia fluvial do Penedo Furado, numa extensão de aproximadamente 10 km.
Com um grau de dificuldade alta, o passeio pedestre vai levar os participantes a percorrer locais de rara beleza e paisagens fantásticas, com término nos passadiços do Penedo Furado.
O programa do passeio prevê a concentração às 08h15, junto à sede da Casa dos Amigos do Pisão. O início do percurso está depois marcado para as 09h00, nas proximidades do edifício da Câmara Municipal de Vila de Rei. Pelas 11h00 haverá lugar a um reforço alimentar, estando a chegada dos participantes à praia fluvial do Penedo Furado prevista para depois das 12h30. No final, haverá lugar a um almoço convívio entre os caminhantes na sede da CAP.
A organização garante o transporte entre a aldeia de Pisão Cimeiro e os locais de início e final do percurso.
Todos os interessados deverão efetuar a sua inscrição (até dia 15 de fevereiro) ou solicitar informações adicionais através dos números 962 464 070, 963 203 506 ou 963 125 881.

Olá,
a minha avó vivia perto de Vila de Rei, 5min. de carro , Casais da Pereira onde só haviam 3 casas, a minha mãe filha mais velha , aos 19 veio para Lisboa, eu nascida na Maternidade Alfredo da Costa , todas as férias grandes (3meses de férias) , eram passadas lá “na terra” de manhã havia leite das cabras, a minha avó tinha 5 cabras e galinhas e patos. Almocávamos e á tarde era com as cabras para pastar na horta “Corga do Coxo” enquanto elas comiam, nós eu e a minha tia, que só tem mais 4 anos que eu, regávamos a horta , dois andarem de horta, bem compridas, abriamos o açude e lá vai água para regar as couves, alfaces, feijao verde, favas ervilhas, havia de tudo , comiamos peninos com sal e tomates, a minha avó tinha sempre um saquinho com sal e um canivete na horta escondido numa parede do açude.
Que bem q sabia aquele pepino rachado em fatias com o sal por cima, os tomates era igual cortados aos gomos e salpicados de sal, maravilhoso…. no fim da tarde sentavamo-nos nas pedras gastas do lago com os pés na ribeira a ver os peixes, as libelinhas, os saltaricos, sim os saltaricos umas melgas gigantes que flutuam por cima da agua nas pontas das patas…mais tarde apareceram camarões e cagados.
Enfim , aos fins de semana , eu primos e tios iamos a pé ao penedo furado, pela estrada 10 miudos sempre a andar , ao chegar seguiamos pelo trilho à direita , ainda não havia estrada de alcatrão e sim um trilho para descer a pé, a meio parávamos para beber agua bem fresca da bica da “Bicha Pintada” e seguiamos até às lagoas da ribeira para um primeiro banho e subiamos o trilho até às piscinas profundas, onde vi a nadar cobras bem grandes….eu nunca lá entrei. Hoje já tem passadiço até às piscinas e parece que até um bar no topo, a vista é magnifica , deslumbrante.
Saudades….