“Afirmo-o com frequência e já aqui o escrevi por diversas vezes, ‘eu não gosto de política’. Mas talvez este seja o momento para me retratar, em jeito de pedido de desculpa a uma ciência que é nobre na sua origem e que nada tem a ver com a falta de vergonha que grassa neste país.
Tenho de ser rigoroso e corrigir aquilo que costumo afirmar, porque a bem da verdade, aquilo que eu não gosto é da política praticada por estes políticos que subvertem os valores e os verdadeiros ideais que estão na sua génese.
Na atual situação do país, confundir direitos com privilégios, é um atentado à decência e uma falta de respeito ao esforço exigido à generalidade dos portugueses durante os últimos anos.
Ainda por cima quando falamos de privilégios muito acima do rendimento médio nacional e “adquiridos” num terço do tempo normal de trabalho que qualquer português precisa para ter direito à compensação dos seus descontos no final de uma “vida” de trabalho.
É um privilégio que promove a desigualdade de forma grotesca e que beneficia de forma ofensiva quem é juiz em causa própria.
Estamos na presença de mais uma vergonha nacional em forma de ataque a todos os portugueses em geral e aos verdadeiros pensionistas em particular.
Infelizmente não vislumbro a forma para sairmos deste pântano, porque, para isso, precisávamos de uma renovação da nossa democracia através do aparecimento de novos movimentos políticos servidos por pessoas idóneas com vontade de exercer estas funções, servindo sem se servir, mas rapidamente concluímos que aqueles que têm esse perfil não se misturam com quem vive acima das nossas possibilidades e convive com tranquilidade num mundo próprio onde a ética fica à porta.
Temos o que merecemos? Não me parece, porque a nossa realidade chega a ultrapassar o domínio da ficção e por muito maus que sejamos, merecíamos que a classe política que vive neste país fosse melhor, muito melhor!”
A falta de tempo para honrar este compromisso “obrigou-me” a recuperar um texto que já fez 3 anos. Tirando um ou outro pormenor, ele podia muito bem ter sido escrito hoje e isso diz muito sobre o nosso país. Mas infelizmente também diz muito sobre todos nós.
