Ventos fortes levantam telhados em Vila Nova da Barquinha e há uma família desalojada. Foto: CM VNB

“Na localidade de Moita do Norte, concelho de Vila Nova da Barquinha, na Rua dos Cavaleiros, do número 42 ao número 46, verificou-se um fenómeno completamente atípico nesta altura do ano (…) com ventos muito fortes que levantaram os telhados destas cinco habitações, provocando danos significativos nos telhados e também junto ao solo, no para-brisas de um automóvel que ali se encontrava”, disse Fernando Freire.

ÁUDIO | FERNANDO FREIRE, PRESIDENTE CM VN BARQUINHA:

Segundo o autarca, que se deslocou ao local, o fenómeno – “presumivelmente um míni tornado” – aconteceu cerca das 15:00 e terá demorado cerca de três minutos, deixando uma família desalojada.

“Não há danos físicos a registar, apenas danos materiais significativos, e temos uma família desalojada, com cinco pessoas, composto pelos dois progenitores e três filhos menores”, disse Fernando Freire, tendo acrescentado que esta família “vai ser acolhida numa casa de emergência para situações excecionais” que o município detém na localidade de Praia do Ribatejo.

Fernando Freire atribuiu o fenómeno a uma “consequência das alterações climáticas”, tendo alertado que estas situações “são cada vez mais recorrentes” em termos globais e que “vão agudizar-se se nada for feito para mitigar as suas causas e, em sequência, os seus efeitos”.

No local esteve a Guarda Nacional Republicana e os Bombeiros de Vila Nova da Barquinha, assim como os elementos da Proteção Civil Municipal.

c/LUSA

Mário Rui Fonseca

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Agência Lusa

Agência de Notícias de Portugal

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.