Alcanena rejeita encerramento da urgência pediátrica de Torres Novas. Foto: DR

A urgência pediátrica do Hospital de Torres Novas, da Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Tejo, vai estar encerrada desde as 09h00 deste sábado e até às 09h00 de segunda-feira, indicou a administração hospitalar. Também a Urgência de Ginecologia-Obstetrícia e o Bloco de Partos no Hospitalar de Abrantes estão encerrados desde as 00h00 deste sábado, dia 6 de janeiro, e até às 9h00 de domingo, dia 7 de janeiro.

As grávidas da área de influência da ULS Médio Tejo que entrem em trabalho de parto deverão ligar para a linha SNS 24 (808 24 24 24) para saber qual o Serviço de Urgência da região para o qual se devem dirigir, no âmbito do plano “Nascer em Segurança” no SNS. Em caso de emergência, deverão ligar 112.

Em comunicado, a Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo) informa ainda que o Serviço de Urgência Pediátrica da Unidade Hospitalar de Torres Novas vai continuar em situação de contingência planeada durante todos os fins de semana do mês de janeiro, no cumprimento da deliberação da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS).

Ou seja, o Serviço de Urgência Pediátrica encerrará todos os sábados às 9h00, reabrindo às 9h00 de segunda-feira. Assim sendo, este sábado (dia 6 de janeiro) o referido serviço encerrará às 9h00 e reabrirá às 9h00 de segunda-feira (dia 8 de janeiro).

Durante o mês de fevereiro e março não haverá qualquer contingência, o que significa que o serviço funcionará ininterruptamente durante 24 horas, todos os dias.

“O reforço do trabalho em rede com as equipas hospitalares da região e a coordenação estratégica e planeamento promovidos pela DE-SNS permite durante os curtos períodos de contingência, garantir uma estratégia adequada para assegurar à população previsibilidade, segurança e confiança, otimizando os recursos disponíveis”, indica a ULS Médio Tejo, que deixa ainda um apelo.

“Antes de se deslocar a qualquer unidade hospitalar, deve sempre ligar SNS24 (808 24 24 24), uma linha telefónica gratuita, disponível 24 horas, onde profissionais de saúde estão prontos para ouvir, avaliar e encaminhar para a resposta mais adequada – seja o hospital, ou consulta nos cuidados de saúde primários”.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *