Bloco de Partos na maternidade da ULS Médio Tejo está instalado em Abrantes. Foto: DR

Até segunda-feira também está encerrada a Urgência Pediátrica do CHMT, com a urgência básica de Tomar encerrada até este domingo.

Com a Urgência de Ginecologia-Obstetrícia e Bloco de Partos encerrados no CHMT mas também no Hospital de Santarém, a solução mais próxima poderá ser o Hospital das Caldas da Rainha, mas só a linha Saúde 24 (808 24 24 24) poderá confirmar. Em caso de emergência deve ligar 112.

A Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo já reagiu tendo indicado que o facto da maternidade de Abrantes estar encerrada nas próximas 24 horas “vai em contraciclo com os interesses da população”, lamentando ainda o facto da urgência estar “encerrada em simultâneo com a do Hospital de Santarém, o que significa que todo o distrito de Santarém está a descoberto ao nível das maternidades”.

Assim, no CHMT, nomeadamente no Hospital de Abrantes, os Serviços de Urgência de Ginecologia-Obstetrícia e Bloco de Partos vão estar encerrados ao exterior até às 09h00 de segunda-feira, apenas assegurando prestação de cuidados às utentes já admitidas na instituição.

As grávidas da área de influência do CHMT que entrem em trabalho de parto deverão ligar para a linha SNS 24 (808 24 24 24) para saber qual o Serviço de Urgência da região para o qual se devem dirigir, no âmbito do plano “Nascer em Segurança” no SNS. Em caso de emergência, deverão ligar 112.

Urgência Básica de Tomar encerrada duas noites

A Urgência Básica da Unidade Hospitalar de Tomar do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) também está com constrangimentos no seu funcionamento.  Assim, a Urgência esteve encerrada entre as 18h00 dia 8 de dezembro (sexta-feira) e as 8h00 de dia 9 de dezembro (sábado), e estará igualmente encerrada das 18h00 de dia 9 de dezembro (sábado) às 8h00 de dia 10 de dezembro (domingo).

No entanto, segundo o CHMT, “está garantida a colaboração em rede que caracteriza o Serviço Nacional de Saúde (SNS)”, existindo como alternativa a Urgência Básica da Unidade Hospitalar de Torres Novas ou o Serviço de Urgência da Unidade Hospitalar de Abrantes, devendo os utentes contactar com a linha de Saúde 808 24 24 24, para encaminhamento adequado, ou, em caso de emergência, ligar 112.

Urgência Pediátrica fechada no Centro Hospitalar do Médio Tejo

 O Serviço de Urgência Pediátrica da Unidade de Torres Novas vai estar em situação de contingência planeada este fim de semana, entre as 9h00 de sábado, dia 9 de dezembro, e as 9h00 de segunda-feira, dia 11 de dezembro.

O reforço do trabalho em rede com as equipas hospitalares da região e a coordenação estratégica e planeamento promovidos pela DE-SNS permite durante os curtos períodos de contingência, garantir uma estratégia adequada para assegurar à população previsibilidade, segurança e confiança, otimizando os recursos disponíveis.

Antes de se deslocar a qualquer unidade hospitalar, deve sempre ligar SNS24 (808 24 24 24), uma linha telefónica gratuita de saúde pública, 24 horas disponível, onde profissionais de saúde estão prontos para ouvir, avaliar e encaminhar para a resposta mais adequada – seja o hospital, ou a consulta nos cuidados de saúde primários. Em caso de emergência ligue 112.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *