Universidade Sénior de Mação. Foto: CMM

A sessão de abertura do novo ano letivo aconteceu no dia 10 de outubro, no auditório do Centro Cultural Elvino Pereira, em Mação, com o presidente da Câmara Municipal, Vasco Estrela, a dar as boas-vindas a todos os alunos, “desejando que este seja um ano letivo de sucesso”.

O edil agradeceu também aos professores que vão estar ao longo deste ano letivo com os 117 alunos, salientando que “este é o ano em que há mais alunos e mais professores inscritos o que revela ser, sem dúvida, um bom sinal, um sinal de retoma à normalidade”.

Os últimos dois anos foram marcados por condicionalismos e contingências da pandemia, levando a um maior afastamento dos seniores e a um reajuste das atividades com grupos de risco.

Mas este ano as práticas anteriores voltaram, nomeadamente com a tradicional sessão de batismos, ou apadrinhamentos, dos novos alunos, um ritual que serve de integração a nível social no grupo e apoio na adaptação à Universidade Sénior.

Entre as disciplinas surge um vasto leque composto por Administração Pública e Cidadania; Arte, Cultura e Património; Artes do Espetáculo; Artes e Reciclagem; Atividades do Parque ArqueoSocial Andakatu; Conhecer os Territórios de Mação; Desporto Sénior; Espanhol; Formação Musical; Gestão e Motivação Pessoal; História Local e Regional; Informática e Internet; Inglês; Literacia Digital; Oficina de Dança; Oficina de Jardinagem; Pintura; Português; Relaxamento; Saúde Mental e Bem-Estar; Simplificar a Saúde; Sociedade e Cidadania.

Os alunos vão ter também oportunidade de participar em inúmeros workshops ao longo do ano, lecionados pelos voluntários da USM.

Joana Rita Santos

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *