UNIÃO F.C.I. TOMAR 6 – GD VITÓRIA CERNACHE 2
Jogo de Apresentação / Taça Cidade de Tomar – 20/08/2022
Estádio Municipal António Fortes – Tomar
Tarde muito quente no Municipal de Tomar para a apresentação e também a estreia da Taça Cidade de Tomar numa parceria com o município, da equipa sénior do União de Tomar, tendo como adversária a equipa de Cernache de Bonjardim, equipa treinada por António Joaquim, que também preside ao clube. O União de Tomar vai disputar o campeonato da 1ª divisão distrital de Santarém e tem potencial para subir aos campeonatos nacionais, ao passo que o Vitória de Sernache desceu na última época do Campeonato de Portugal, para onde quer regressar, para os distritais da Associação de Castelo Branco.

Ambas as equipas apresentaram algumas novidades nos seus planteis, com a equipa da casa a evidenciar algumas rotinas e entrosamento de conjunto, também por ter mais tempo de treino e jogos efetuados nesta pré-época. Estavam reunidos os condimentos para os muitos adeptos presentes na bancada do Municipal António Fortes assistirem a um bom espetáculo de futebol, apesar do muito calor.
Cedo se comprovou de que a equipa ao comando de Marco Marques estava melhor preparada nesta fase sendo que o primeiro lance de perigo surgiu aos 15 minutos de jogo através de uma insistência no ataque nabantino. Um defesa do Vitória de Sernache conseguiu intercetar o remate e afastar o perigo.

Perto da meia hora de jogo, nova oportunidade para a equipa de Tomar. Pedro Pires desmarcou-se, recebeu a bola ainda fora da área e num remate rasteiro e cruzado testou a atenção do guardião.
A equipa que viajou de Cernache de Bonjardim tentava reagir e na resposta William, numa boa jogada de ataque da sua equipa, criou perigo pela primeira vez junto da baliza à guarda de Ivo Cristo através de um remate cruzado e rasteiro. A bola saiu ligeiramente ao lado, ficando o aviso para os da casa.

Na contra resposta surgiu o primeiro golo para a equipa do União de Tomar. Boa jogada de ataque com Wemerson Silva, com o jogador brasileiro a ver a desmarcação de Anderson e este a atirar para o fundo da baliza, abrindo assim o marcador no Municipal de Tomar.
A equipa tomarense mantinha a postura ofensiva, e viria a ampliar a vantagem pouco depois. Depois de ganhar uma falta, aos 35 minutos, do lado direito do ataque, Wemerson colocou a bola na entrada da pequena área onde surgiu Henrique Matos, de cabeça, a fazer o 2-0.

Ainda antes do intervalo, o capitão da equipa nabantina, Siaka Bamba, ampliou a vantagem para 3-0, após marcação de pontapé de canto apontado por Pedro Pires, que colocou a bola milimetricamente na cabeça do jogador marfinense.
Já em cima do apito para o descanso surgiu um golo para a equipa de António Joaquim. William já tinha deixado o aviso à passagem da meia hora e desta vez não perdoou. Canto do lado direito ao primeiro poste e William à meia-volta rematou cruzado para o 3-1 com que se chegaria ao intervalo.

Os treinadores aproveitaram para efetuar algumas mexidas no xadrez para a segunda parte, incluindo os guardiões de ambas a equipas. E foi logo no arranque do segundo tempo que a equipa de Cernache do Bonjardim voltou a marcar, reduzindo para a diferença mínima, e a criar alguma pressão ao adversário. Um golo de levantar o estádio, marcado mais uma vez por William, que, num remate do meio da rua, conseguiu o golo da tarde, reduzindo o marcador para 3-2.
Ambos os técnicos procederam a mais alterações ao longo da partida, colocando todos os suplentes em jogo e aos 24 minutos surge o quarto golo para a equipa da casa. Boa jogada do lado direito do ataque com cruzamento a surgir ao primeiro poste e Henrique Matos a bisar na partida.

O quinto golo da equipa da casa surge de bola parada, aos 36 minutos do segundo tempo. Livre marcado para a área e o jovem Ismail, de cabeça, ampliou a vantagem para 5-2.
Já em cima do apito final, Gui Nunes faz uma das suas pelo lado esquerdo, entrou na área e faturou, estabelecendo o resultado final em 6-2.

Bom jogo de futebol em Tomar, apesar do imenso calor e de ainda se estar em pré-época, com a equipa de Marco Marques a mostrar muita atitude e querer, para além de excelentes momentos de futebol. O Vitória de Sernache também mostrou, a espaços, pormenores de qualidade, preparando-se para disputar a 1ª divisão distrital de Castelo Branco, onde é candidato à subida. Bom trabalho da equipa de arbitragem.
O primeiro jogo oficial da equipa de Tomar será a contar para a Taça de Portugal onde terá de deslocar a Pombal para defrontar o Sporting local no dia 11 de setembro. Uma semana depois dar-se-á início ao campeonato distrital, com a equipa de Marco Marques a receber a equipa do Sport Abrantes e Benfica.
FICHA DE JOGO:
UNIÃO F. C. I. TOMAR:

Ivo Cristo, Fábio Luzio, Luís Caetano, Henrique Matos, Douglas, Siaka, Gui Camargo, Quim Zé, Anderson, Wemerson Silva, e Pires.
Suplentes: Rodrigo, Monteiro, Gonçalo, Kiko, Leandro, Zé Charles, Ismail, Gui Nunes, Ivan, Zé Maria e Bruno.
Treinador: Marco Marques
GD VITÓRIA SERNACHE:

Rocha, Rodrigo Costa, Augusto, Rodrigo, Daniel Junior, Bruno, Fialho, Tom, Erick, William e Bruno.
Suplentes: Ricardo, Junior, Ossay, Nhunca, Júlio, Francisco, David, Simão e Prezado.
Treinador: António Joaquim
GOLOS: Anderson, Henrique Matos (2), Siaka, William (2), Ismail e Gui Nunes.

EQUIPA DE ARBITRAGEM: Pedro Serra, Ricardo Mendes e Tiago Ramos.
No final ouvimos Marco Marques e Carlos Rodrigo, treinador adjunto do Vitória Sernache:

ÁUDIO | MARCO MARQUES, TREINADOR DO UNIÃO DE TOMAR:

ÁUDIO | CARLOS RODRIGO, TREINADOR ADJUNTO DO VITÓRIA DE SERNACHE: