União de Tomar venceu o Salvaterrense e termina o ano 2022 na liderança da 1ª divisão distrital. Foto arquivo: Luís Ribeiro/mediotejo.net

UNIÃO F.C.I. TOMAR 6 – GD VITÓRIA CERNACHE 2

Jogo de Apresentação / Taça Cidade de Tomar – 20/08/2022

Estádio Municipal António Fortes – Tomar

Tarde muito quente no Municipal de Tomar para a apresentação e também a estreia da Taça Cidade de Tomar numa parceria com o município, da equipa sénior do União de Tomar, tendo como adversária a equipa de Cernache de Bonjardim, equipa treinada por António Joaquim, que também preside ao clube. O União de Tomar vai disputar o campeonato da 1ª divisão distrital de Santarém e tem potencial para subir aos campeonatos nacionais, ao passo que o Vitória de Sernache desceu na última época do Campeonato de Portugal, para onde quer regressar, para os distritais da Associação de Castelo Branco.

União de Tomar e Vitória de Sernache proporcionaram um jogo interessante e com muitos golos. Foto: Luís Ribeiro/mediotejo.net

Ambas as equipas apresentaram algumas novidades nos seus planteis, com a equipa da casa a evidenciar algumas rotinas e entrosamento de conjunto, também por ter mais tempo de treino e jogos efetuados nesta pré-época. Estavam reunidos os condimentos para os muitos adeptos presentes na bancada do Municipal António Fortes assistirem a um bom espetáculo de futebol, apesar do muito calor.

Cedo se comprovou de que a equipa ao comando de Marco Marques estava melhor preparada nesta fase sendo que o primeiro lance de perigo surgiu aos 15 minutos de jogo através de uma insistência no ataque nabantino. Um defesa do Vitória de Sernache conseguiu intercetar o remate e afastar o perigo.

Jogo bem disputado com supremacia do União de Tomar. Foto Luís Ribeiro/mediotejo.net

Perto da meia hora de jogo, nova oportunidade para a equipa de Tomar. Pedro Pires desmarcou-se, recebeu a bola ainda fora da área e num remate rasteiro e cruzado testou a atenção do guardião.

A equipa que viajou de Cernache de Bonjardim tentava reagir e na resposta William, numa boa jogada de ataque da sua equipa, criou perigo pela primeira vez junto da baliza à guarda de Ivo Cristo através de um remate cruzado e rasteiro. A bola saiu ligeiramente ao lado, ficando o aviso para os da casa.

União de Tomar deixou boas indicações para o campeonato que se avizinha. Foto: Luís Ribeiro/mediotejo.net

Na contra resposta surgiu o primeiro golo para a equipa do União de Tomar. Boa jogada de ataque com Wemerson Silva, com o jogador brasileiro a ver a desmarcação de Anderson e este a atirar para  o fundo da baliza, abrindo assim o marcador no Municipal de Tomar.

A equipa tomarense mantinha a postura ofensiva, e viria a ampliar a vantagem pouco depois. Depois de ganhar uma falta, aos 35 minutos, do lado direito do ataque, Wemerson colocou a bola na entrada da pequena área onde surgiu Henrique Matos, de cabeça, a fazer o 2-0.

Henrique Matos assinou o segundo golo dos tomarenses. Foto: Luís Ribeiro/mediotejo.net

Ainda antes do intervalo, o capitão da equipa nabantina, Siaka Bamba, ampliou a vantagem para 3-0, após marcação de pontapé de canto apontado por Pedro Pires, que colocou a bola milimetricamente na cabeça do jogador marfinense.

Já em cima do apito para o descanso surgiu um golo para a equipa de António Joaquim. William já tinha deixado o aviso à passagem da meia hora e desta vez não perdoou. Canto do lado direito ao primeiro poste e William à meia-volta rematou cruzado para o 3-1 com que se chegaria ao intervalo.

Ao intervalo a equipa de Tomar já vencia por 3-1. Foto: Luís Ribeiro/mediotejo.net

Os treinadores aproveitaram para efetuar algumas mexidas no xadrez para a segunda parte, incluindo os guardiões de ambas a equipas. E foi logo no arranque do segundo tempo que a equipa de Cernache do Bonjardim voltou a marcar, reduzindo para a diferença mínima, e a criar alguma pressão ao adversário. Um golo de levantar o estádio, marcado mais uma vez por William, que, num remate do meio da rua, conseguiu o golo da tarde, reduzindo o marcador para 3-2.

Ambos os técnicos procederam a mais alterações ao longo da partida, colocando todos os suplentes em jogo e aos 24 minutos surge o quarto golo para a equipa da casa. Boa jogada do lado direito do ataque com cruzamento a surgir ao primeiro poste e Henrique Matos a bisar na partida.

Jogo vivo, numa tarde de muito calor, rendeu 8 golos. Foto: Luís Ribeiro/mediotejo.net

O quinto golo da equipa da casa surge de bola parada, aos 36 minutos do segundo tempo. Livre marcado para a área e o jovem Ismail, de cabeça, ampliou a vantagem para 5-2.

Já em cima do apito final, Gui Nunes faz uma das suas pelo lado esquerdo, entrou na área e faturou, estabelecendo o resultado final em 6-2.

União de Tomar fez seis golos na partida e conquistou o primeiro troféu da época. Foto: Luís Ribeiro/mediotejo.net

Bom jogo de futebol em Tomar, apesar do imenso calor e de ainda se estar em pré-época, com a equipa de Marco Marques a mostrar muita atitude e querer, para além de excelentes momentos de futebol. O Vitória de Sernache também mostrou, a espaços, pormenores de qualidade, preparando-se para disputar a 1ª divisão distrital de Castelo Branco, onde é candidato à subida. Bom trabalho da equipa de arbitragem.

O primeiro jogo oficial da equipa de Tomar será a contar para a Taça de Portugal onde terá de deslocar a Pombal para defrontar o Sporting local no dia 11 de setembro. Uma semana depois dar-se-á início ao campeonato distrital, com a equipa de Marco Marques a receber a equipa do Sport Abrantes e Benfica.

FICHA DE JOGO:

UNIÃO F. C. I. TOMAR:

Equipa do União de Tomar. Foto: Luís Ribeiro/mediotejo.net

Ivo Cristo, Fábio Luzio, Luís Caetano, Henrique Matos, Douglas, Siaka, Gui Camargo, Quim Zé, Anderson, Wemerson Silva, e Pires.

Suplentes: Rodrigo, Monteiro, Gonçalo, Kiko, Leandro, Zé Charles, Ismail, Gui Nunes, Ivan, Zé Maria e Bruno.

Treinador: Marco Marques

GD VITÓRIA SERNACHE:

Equipa do Vitória de Sernache. Foto: Luís Ribeiro/mediotejo.net

Rocha, Rodrigo Costa, Augusto, Rodrigo, Daniel Junior, Bruno, Fialho, Tom, Erick, William e Bruno.

Suplentes: Ricardo, Junior, Ossay, Nhunca, Júlio, Francisco, David, Simão e Prezado.

Treinador: António Joaquim

GOLOS: Anderson, Henrique Matos (2), Siaka, William (2), Ismail e Gui Nunes.

Equipa de arbitragem liderada por Pedro Serra. Foto: Luís Ribeiro/mediotejo.net

EQUIPA DE ARBITRAGEM: Pedro Serra, Ricardo Mendes e Tiago Ramos.

No final ouvimos Marco Marques e Carlos Rodrigo, treinador adjunto do Vitória Sernache:

Marco Marques, treinador do União de Tomar. Foto: Luís Ribeiro/mediotejo.net

ÁUDIO | MARCO MARQUES, TREINADOR DO UNIÃO DE TOMAR:

Carlos Rodrigo, treinador adjunto do Vitória de Sernache. Foto: Luís Ribeiro/mediotejo.net

ÁUDIO | CARLOS RODRIGO, TREINADOR ADJUNTO DO VITÓRIA DE SERNACHE:

Luis Ribeiro

Natural e residente em Tomar, tem como profissão Distribuidor, mas é com a fotografia que se identifica. É amante desta arte em geral, mas a sua verdadeira paixão é a Natureza e Vida Selvagem e os Retratos. É autor do livro de fotografia “Alma Nabantina” e fundador/administrador dos grupos do Facebook “Amigos da Fotografia de Tomar” e "Fauna de Tomar”. Colabora na área de fotografia na imprensa regional e local e já em 2018 foi júri convidado de dois concursos de fotografia. Neste ano conta também com duas exposições de fotografia coletivas, preparando atualmente a terceira.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *