União de Tomar fez valer o fator casa para somar os três pontos em disputa. Foto: Luís Ribeiro/mediotejo.net

União FCI de Tomar 1 GD Vitória de Sernache 0

Campeonato de Portugal – Série C – 3ª jornada – 03 setembro 2023

Estádio Municipal António Eduardo Fortes (Totói) – Tomar

O União de Tomar venceu o Vitória de Sernache por 1-0 e somou os primeiros três pontos no Campeonato Portugal à passagem da 3ª jornada. Um golo de Siaka Bamba, aos 10 minutos, assegurou a vitória para a equipa orientada por Marco Marques, que se mostrou muito coesa defensivamente.

União de Tomar estreou-se em casa esta época frente ao Vitória de Sernache. Foto: Luís Ribeiro/mediotejo.net

Depois de ver o jogo da primeira jornada frente ao Lusitânia dos Açores ter sido adiado para dia 15 de outubro, o União de Tomar jogou em casa pela primeira vez no domingo, nesta Série C do Campeonato de Portugal, à passagem da 3ª jornada.

Perante uma boa moldura humana no Estádio Municipal António Totói, os pupilos de Marco Marques, que vinham de uma derrota por 2-1 frente ao União de Coimbra, queriam estrear-se em casa com uma vitória perante os seus adeptos, tendo pela frente uma equipa do Vitória de Cernache que ainda não conhecia o sabor da derrota, somando dois empates nos dois jogos disputados.

Tomar em lance de ataque. Foto: Luís Ribeiro/mediotejo.net

No arranque da primeira parte a equipa do União de Tomar entrou mais forte e concentrada no desafio a aproveitou um lance de bola parada para fazer o único golo da partida, por intermédio de Siaka Bamba, à passagem dos 10 minutos.

A equipa orientada por António Joaquim, que tinha entrado algo receosa, respondeu de imediato, assumindo o controlo do jogo até final da partida, mas sem criar grandes oportunidades de golo.

A mais evidente terá ocorrido no minuto 90, com o guarda-redes Ivo Cristo a defender em cima da linha de golo, num lance que nasceu de uma bola parada.

Vitória de Sernache teve mais posse de bola durante o desafio mas esbarrou sempre na defesa do União de Tomar. Foto: Luís Ribeiro/mediotejo.net

O domínio do jogo e de posse de bola ao longo do desafio, diga-se, foi mérito da equipa que viajou desde Cernache do Bonjardim (Sertã) mas também derivou de opção estratégica da equipa tomarense, que se viu muito cedo na frente do marcador.   

Até final da partida o sinal mais foi do Vitória de Sernache, mas sem poder de fogo na frente de ataque, perante um União de Tomar que foi eficaz e aproveitou a oportunidade de que dispôs, perdendo vários duelos no meio campo e no último passe, mas revelando uma grande solidez defensiva.

União de Tomar venceu em casa e somou os primeiros três pontos no campeonato. Foto: Luís Ribeiro/mediotejo.net

No final, foi premiada a eficácia ofensiva do União de Tomar, perante uma equipa do Vitória de Sernache muito jovem e com bons valores e que vai certamente ainda crescer e conquistar muitos pontos rumo ao objetivo da manutenção. Esta época, recorde-se, em 14 equipas que disputam a Série C do Campeonato de Portugal cinco descem aos distritais.  

No próximo fim de semana disputa-se a 1ª eliminatória da Taça de Portugal, com as equipas de União de Tomar e Vitória de Sernache isentas de jogar esta fase.

As duas equipas regressam à competição no domingo, dia 17 de setembro, com o União de Tomar a jogar em Gouveia, e com o Vitória de Sernache a receber o Fontinhas.

Ficha de Jogo:

União de Tomar. Foto: Luís Ribeiro/mediotejo.net

União de Tomar:

Ivo Cristo, Ivan, Gui Graça, Henrique, Nuno Rodrigues, siaka Bamba, Caio Pinho, Leandro, Quim Zé, Hélio Ocante e Patrick.

Suplentes: Martim, Bruno Araújo, Fábio Vieira, Arthur Silva, Zé Charles, Gui Camargo, Gui Barros, Ismail e Eric.

Treinador: Marco Marques.

Vitória de Sernache. Foto: Luís Ribeiro/mediotejo.net

Vitória de Sernache:

Bruno Rocha, Tirso, Fábio Melo, Iuri Alves, Saleh, Quirino, Bruno Santos, Williams, Ossai, Tom Tavares e Cândido.

Suplentes, Tiago Serra, Alex Cabral, Ivan, Abi Dju, Ruizinho, Nani, Madiu Djaló, Erick e Pedro Sousa.

Treinador: António Joaquim.

Equipa de arbitragem foi chefiada por Nuno Oliveira. Foto: Luís Ribeiro/mediotejo.net

Árbitros: Nuno Oliveira, João Trigo e Alexandre Cebolas.

No final da partida ouvimos a opinião dos treinadores das duas equipas:

Marco Marques, treinador do União de Tomar. Foto: Luís Ribeiiro/mediotejo.net

ÁUDIO | MARCO MARQUES, TREINADOR DO UNIÃO DE TOMAR:

António Joaquim, treinador do Vitória de Sernache. Foto: Luís Ribeiro/mediotejo.net

ÁUDIO | ANTÓNIO JOAQUIM, TREINADOR DO VITÓRIA DE SERNACHE:

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Natural e residente em Tomar, tem como profissão Distribuidor, mas é com a fotografia que se identifica. É amante desta arte em geral, mas a sua verdadeira paixão é a Natureza e Vida Selvagem e os Retratos. É autor do livro de fotografia “Alma Nabantina” e fundador/administrador dos grupos do Facebook “Amigos da Fotografia de Tomar” e "Fauna de Tomar”. Colabora na área de fotografia na imprensa regional e local e já em 2018 foi júri convidado de dois concursos de fotografia. Neste ano conta também com duas exposições de fotografia coletivas, preparando atualmente a terceira.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *