SPORT ABRANTES E BENFICA 0 UNIÃO FCI TOMAR 2
Campeonato Distrital 1ª Divisão AF Santarém | 16ª jornada – 15/01/2023
Estádio Municipal de Abrantes
Tarde solarenga mas muito ventosa em Abrantes para a receção ao líder União de Tomar. Depois da vitória folgada da equipa da casa na jornada anterior frente ao Entroncamento e da pesada derrota da equipa tomarense em Mação, perspetivava-se um bom duelo entre duas boas equipas do campeonato.

Foi a equipa de Paulo Seninho a primeira a chegar perto da baliza adversária, mas foi a equipa tomarense que marcou logo na primeira jogada de ataque que efetuou.

Jogada rápida aos 10 minutos pelo lado esquerdo em que Wemerson coloca a bola do lado contrário em Pires, este corre em direção à baliza e já dentro da área fuzila o guardião Miguel Ferreira.

Estaca aberto o marcador para os líderes do campeonato, sem que nada o fizesse prever. Aliás, a toada atacante do Abrantes acentuou-se, tendo criado diversas oportunidades fragrantes para faturar.

João Marchão teve nos pés uma grande ocasião para igualar a partida aos 14 minutos, após excelente desmarcação pelo meio. Num remate cruzado com selo de golo, Ivo Cristo conseguiu desviar para canto.

Na sequência do pontapé de canto marcado do lado esquerdo para a área, a bola é afastada pela defensiva nabantina, que sobra para os pés de João Nogueira que remata forte, mas mais uma vez Ivo Cristo efetua excelente intervenção e defende novamente para canto.

A equipa da casa carregava e aos 17 minutos nova excelente jogada da equipa abrantina ,com passe a rasgar para João Nogueira. Este remata para o poste mais distante mas a bola sai ligeiramente ao lado do alvo.
Decorridos 23 minutos de jogo e uma perdida incrível de João Marchão impede o empate. Grande arrancada em que tira dois adversários do caminho e isolado apenas com Ivo Cristo pela frente atira ao lado da baliza.

Desesperavam os jogadores e adeptos do Abrantes, perante tantas ocasiões de golo desperdiçadas. Quando o árbitro mandou toda a gente para os balneários, a vitória do Tomar por uma bola a zero soava a injusta mas refletia, de certo modo, o que se passou no terreno de jogo: eficácia máxima dos nabantinos e desacerto na finalização dos abrantinos.

Para o segundo tempo, o Tomar retificou posições e o jogo foi mais equilibrado, com mais disputa a meio campo e menos situações de perigo junto das balizas.

Aos 18 minutos, um cruzamento longo e milimétrico para os pés de Pires viria a dar um duro golpe nas aspirações do Abrantes. Pires, com excelente domínio de bola à entrada da área, atira forte e faz golo, bisando na partida e ampliando a vantagem para a sua equipa.

O Tomar trocava a bola e sustinha o ímpeto atacante dos abrantinos, que nunca se deram por vencidos. Anderson teve mesmo nos pés ocasião soberana para chegar ao terceiro golo, aos 33 minutos.

Galgando terreno em corrida pelo lado esquerdo, Anderson consegue fugir à marcação de Tony e atira forte, mas ao poste.

Já em período de descontos ocasião soberana para a equipa de Paulo Seninho. Miguel Seninho pela esquerda atira forte à baliza em que a bola é intercetada por Henrique com a mão e o juiz da partida, sem dúvidas, aponta para a marca de grande penalidade.

O mesmo Miguel Seninho, chamado para a conversão, atira para a direita de Ivo Cristo que adivinha o lance e defende, segurando assim o dois a zero para sua equipa.

Pouco depois soava o apito final, com o Tomar a vencer em Abrantes e a segurar a liderança do campeonato da 1ª divisão distrital de Santarém.

As duas equipas proporcionaram um excelente jogo de futebol com muita entrega de parte a parte e com boas oportunidades de golo. Uma primeira parte em que a equipa de Tomar sofreu perante as várias oportunidades flagrantes da equipa de Abrantes, e uma segunda parte bem mais equilibrada mas em que a equipa de Marco Marques soube gerir o encontro. A equipa da casa só se pode queixar de si mesma pela falta de eficácia. Bom trabalho da equipa de arbitragem.
FICHA DE JOGO:
SPORT ABRANTES E BENFICA

Miguel Ferreira, João Rui, Pedro Miguel, Tony, Miguel Martins, Diogo Mateus, Geovane, Pedro Damas, João Nogueira, Marchão e Seninho.
Suplentes: Leandro, Barrocas, Zé Pedro, Parreira, Henrique, João Reis e Catarino.
Treinador: Paulo Seninho
UNIÃO FCI TOMAR

Ivo Cristo, Ivan, Siaka Bamba, Henrique, Douglas, Zé Maria, Leandro, Quim Zé, Anderson, Wemerson e Pires.
Suplentes: Rodrigo, Sales, Kiko, José Charles, Diogo, Gui Nunes e Gui Camargo.
Treinador: Marco Marques
GOLOS: Pires (2) .
EQUIPA DE ARBITRAGEM: Filipe Baptista, Vítor Clemente e Afonso Mendes.

DISCIPLINA: Cartão amarelo: João Rui, Wemerson (2), José Charles, Gui Nunes e Henrique.
Cartão vermelho: Wemerson.
No final ouvimos os treinadores:

ÁUDIO | PAULO SENINHO, TREINADOR DO ABRANTES E BENFICA:

ÁUDIO | MARCO MARQUES, TREINADOR DO UNIÃO DE TOMAR: