Disputou-se hoje, em Vilamoura, o Campeonato Nacional Individual de Triatlo Longo, naquela que foi a última competição do ano. Pelas 8 horas partiram os mais de 100 atletas que aceitaram o desafio de 1,9km de natação, 91,5km de ciclismo e 21,1km de corrida e que aspiravam aos lugares cimeiros dos diversos escalões em competição.
Octávio Vicente, atleta tramagalense, foi quinto da geral e o quarto melhor português, segrando-se ssim, Vice-Campeão Nacional de Triatlo Longo com o tempo de 4h45m50s, gastando apenas mais 15 minutos que o vencedor da prova.
Ao longo da prova Octávio Vicente foi ocupando vária posições. No fim do primeiro segmento, Natação, o atleta de Tramagal, Abrantes, era 13º, na bicicleta (o seu ponto mais forte) sobe até à 2ª posição e depois no segmento final de corrida, caí para a 5ª posição final.
Relembre-se que Octávio Vicente, ao MédioTejo.net, afirmou na ante-véspera da prova que ficar no top10 seria muito bom. O triatleta abrantino, com o resultado de hoje superou todas as expectativas.
A competição masculina foi ganha por Bruno Pais. O atleta Olímpico do Sport Lisboa e Benfica e Heptacampeão Nacional de Triatlo Olímpico procurava conquistar o seu segundo triunfo num Campeonato Nacional de Triatlo Longo, depois do feito de 2009. O triatleta ‘encarnado’ completou os 1,9km de natação, 90km de ciclismo e 21km de corrida, em 04:30.34 horas.
Na competição feminina a prova teve contorno diferentes. Desde os seus momentos iniciais a liderança da prova foi assumida pela jovem triatleta do Tecnel – C.D “Os Águias” de Alpiarça, Andreia Ferrum. Apesar de menor experiência neste formato competitivo, Andreia Ferrum desempenhou um excelente percurso no segmento de ciclismo e manteve-se até final na liderança da competição.