O programa “Município Amigo do Desporto”, instituído em 2016 pela organização Cidade Social, visa anualmente distinguir, promover e premiar as boas práticas municipais de apoio ao desporto de excelência. Na região do Médio Tejo, a iniciativa galardoou este ano os municípios do Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Torres Novas e Alcanena. A cerimónia de entrega das distinções decorreu no dia 6 de novembro, na Galeria Municipal Vieira da Silva, em Loures.
A distinção na área do Desporto atribuída ao Entroncamento foi recebida pela chefe de gabinete, Tília Nunes e pelo chefe de Unidade de Desporto e Juventude, Vítor Frutuoso. Jorge Faria, presidente da Câmara Municipal do Entroncamento, afirmou, em comunicado enviado ao nosso jornal, que “este galardão é o reconhecimento da atividade que o Município tem vindo a desenvolver no concelho na promoção de hábitos de vida saudáveis e da atividade física”.

O presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, Bruno Gomes, marcou presença na sessão, onde recebeu a distinção atribuída ao município a que preside. De acordo com a informação enviada ao nosso jornal, o galardão assinalou o compromisso da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere em “proporcionar oportunidades de atividade física e desportiva à sua comunidade, promovendo assim um estilo de vida ativo e saudável”.
“Destacam-se as várias ações destinadas ao público sénior de todas as freguesias e também as iniciativas promovidas com as crianças e jovens do concelho”, destaca a mesma nota.


O concelho de Ferreira do Zêzere foi ainda distinguido com o galardão de “Autarquia Solidária”, um reconhecimento atribuído a municípios e freguesias que implementam programas comunitários que contribuem significativamente para o desenvolvimento de sociedades mais solidárias e equitativas. “Esta distinção reflete o empenho de Ferreira do Zêzere em promover a coesão social e o bem-estar de todos os seus munícipes”, acrescenta.
O município de Torres Novas foi galardoado pelo oitavo ano consecutivo, reconhecendo-se as políticas e investimentos do município em prol das atividades físicas e do desenvolvimento desportivo.

Também o município de Alcanena viu as suas práticas, ao nível da gestão do desporto, serem distinguidas com o mesmo galardão, atribuído pela Cidade Social a 6 de novembro.
Em nota enviada ao mediotejo.net, a autarquia afirma orgulhar-se “em ver reconhecidas as práticas adotadas na promoção do desporto e da atividade física”, deixando um agradecimento aos “colaboradores, parceiros e cidadãos que contribuíram para este significativo reconhecimento, reafirmando o seu compromisso contínuo em servir e fortalecer a comunidade”.

O programa “Município Amigo do Desporto” foi instituído em 2016 pela Cidade Social, uma plataforma on-line de disponibilização de informações que visa contribuir para melhorar a intervenção dos municípios portugueses nas áreas do Desporto, Juventude e Educação.
O objetivo do galardão é distinguir, promover e premiar, anualmente, as boas práticas de intervenção, no âmbito municipal, de apoio ao desporto de excelência, assentando a distinção em diversas áreas de análise, nomeadamente a organização desportiva, instalações, eventos, programas, estratégias de sustentabilidade ecológica, desporto solidário, parcerias, realidade desportiva, legislação, marketing e inovação.
Este sistema de reconhecimento destaca ainda o compromisso da autarquia em “proporcionar oportunidades de atividade física e desportiva à sua comunidade, promovendo assim um estilo de vida ativo e saudável”, de acordo com a informação divulgada.
