A Infraestruturas de Portugal (IP) informou que, no âmbito da empreitada das obras de reabilitação e reforço estrutural na ponte sobre o rio Zêzere (ER348), procedeu no dia 11 de julho ao condicionamento do trânsito, recorrendo a tráfego alternado regulado por semáforos, entre o km 87+126 e o km 88+446, na ponte da Pombeira, que liga os municípios de Ferreira do Zêzere e Vila de Rei.
O condicionamento estará devidamente assinalado e sinalizado, prevendo-se que o mesmo se mantenha até agosto de 2024. A empreitada de reabilitação e reforço estrutural da ponte sobre o rio Zêzere, entre os concelhos de Vila de Rei e Ferreira do Zêzere, está orçada em quatro milhões de euros.
As obras estão a ocorrer na Estrada Regional 348, ao quilómetro 87,690 da ponte sobre o rio Zêzere, entre os municípios de Vila de Rei (distrito de Castelo Branco) e Ferreira do Zêzere (Santarém).
Com um prazo de execução de 420 dias, no âmbito da empreitada serão desenvolvidos, nomeadamente, trabalhos de “limpeza geral da obra, com projeção de jato de água, trabalho de substituição/reparação de aparelhos de apoio e tratamento da fendilhação, zonas porosas e delaminação por corrosão na face inferior da laje, das vigas e das carlingas”.
A obra inclui também a “impermeabilização e pavimentação do tabuleiro, tensionamento dos cabos de pré-esforço e a pintura geral da ponte”.
De acordo com a IP, a ponte sobre o rio Zêzere, sobre a albufeira de Castelo de Bode, tem uma altura de 100 metros acima do leito do rio e uma extensão total de 385 metros. Caracteriza-se por ser uma estrutura em arco e possuir um vão de 224 metros.