TRAMAGAL SU 1 – ACR ESPINHEIRENSE 0
Campeonato Distrital 2ª Divisão – Apuramento Campeão – 9ª jornada – 04/06/2023
Campo Comendador Duarte Ferreira, Tramagal

Tarde quente no Comendador Eduardo Duarte Ferreira no Tramagal para a penúltima jornada da fase de apuramento de campeão onde a equipa do Tramagal Sport União, que ainda espreita um lugar de subida, recebia a equipa de Espinheiro, já afastada pela luta à subida da 1ª divisão distrital.

Mas se o Tramagal era favorito, em teoria, teve de se aplicar no terreno de jogo e vestir o fato macaco para assegurar os três pontos em disputa. É que o Espinheirense, apesar de afastado dos lugares de subida, jogou descomplexado e praticou bom futebol, tendo construído várias ocasiões para marcar golo.
Entrou melhor a equipa da casa e logo aos três minutos, uma boa incursão pela ala esquerda resulta num cruzamento para a área onde surge Gonçalo Grilo, em boa posição para fazer o golo, a rematar ao primeiro poste. O guardião Miguel Arsénio, no entanto, estava atento e defendeu o remate do avançado do TSU.

Apesar da equipa do Espinheirense já não ter qualquer hipótese para lutar pela subida, os jogadores ao comando de José Moço cedo quiseram mostrar que praticavam bom futebol. Aos 12 minutos, Pedro Lourenço, um jogador muito rápido, arrancou pelo flanco direito e à entrada da área rematou forte obrigando Daniel Marques a intervenção atenta e a afastar para canto.

Era a equipa da casa que tomava conta do jogo e imprimia o sinal mais, com a equipa de Espinheiro à espreita de transições rápidas. Com 23 minutos decorridos, Ricardo Reis foge pela direita e, já dentro da área do Tramagal, remata forte e cruzado com a bola a sair ligeiramente ao lado da baliza.

Na resposta, e numa excelente jogada de transição, Diogo Rocha corre pela esquerda e cruza ao segundo poste onde aparece Xavi, solto de marcação, a rematar para o fundo da baliza. Estava feito o 1-0 para a equipa de Tramagal.

Ainda antes do apito para o descanso, registo para mais um ataque perigoso do Espinheirense. Pedro Lourenço progrediu pela ala direita e endossou a bola para o coração da área, onde aparecia Ricardo Neto. O avançado não chegou à bola, por escassos centímetros, e o esférico acabou por sair pela linha de fundo.
Pouco depois o árbitro mandou toda a gente para o descanso, com o Tramagal a vencer pela margem mínima.

No arranque da segunda metade foi a equipa de Espinheiro a entrar melhor e decidida em procurar um resultado positivo. Logo ao minuto três, um bom entendimento entre Leonardo Lista e Ricardo Neto levou este último a rematar forte, ainda fora da área, mas por cima da baliza de Daniel Marques.
Aos nove minutos do segundo tempo foi novamente Ricardo Neto a criar perigo para a baliza do Tramagal. Numa bola perdida na área, Ricardo Neto consegue ainda rematar, embora frouxo, com a bola ainda a bater no poste e a sair pela linha de fundo.

Num cruzamento para a área do Espinheirense, aos 14 minutos, quase acontece o segundo golo para o Tramagal. Ricardo Pedro, numa tentativa de corte, acaba por cabecear a bola e esta passa a rasar o poste da sua própria baliza.
O Tramagal voltava a acercar-se da baliza do Espinheirense e a equipa de Wilson Leite voltou a criar perigo aos 17 minutos. Diogo Rocha, já dentro da área, remata forte com a bola a ressaltar num defesa do Espinheiro e a sair ligeiramente por cima do travessão da baliza à guarda de Miguel Arsénio.

Pouco depois, Pedro Lourenço voltou a estar em destaque na equipa do Espinheirense. Aos 21 minutos entra na área pelo lado esquerdo e remata forte ao primeiro poste obrigando Daniel Marques a defender para canto. O jogo estava animado e o golo podia surgir para qualquer lado.
Com 29 minutos decorridos no segundo tempo, a equipa de José Moço continuava a procurar o golo da igualdade. Num cruzamento de Ricardo Neto ao segundo poste, Duarte Violante aparece a rematar para defesa a dois tempos de Daniel Marques.

A equipa de Espinheiro carregava e aos 36 minutos quase chega ao golo do empate. Canto do lado esquerdo marcado ao primeiro poste onde surge de cabeça Diogo Varanda a antecipar-se ao guardião Daniel Marques, que vê a bola a passar a centímetros do poste contrário.
Pouco depois terminava o desafio, num jogo bem disputado entre o Espinheirense e o Tramagal, com a vitória a manter a equipa da casa na corrida à subida de divisão.

Bom jogo de futebol no Campo Comendador Duarte Ferreira com duas excelentes equipas a mostrarem bom futebol e muita entrega ao jogo. Duas partes distintas em que o Tramagal foi superior na primeira metade merecendo o golo alcançado. Na segunda parte foi melhor a equipa de José Moço, mas não conseguiu chegar ao golo. Trabalho exemplar da equipa de arbitragem.

O Tramagal entra para a última jornada a lutar pela subida à primeira divisão distrital. Na quinta-feira, feriado nacional, o Tramagal joga em Riachos num jogo em que a vitória pode valer a subida a qualquer das duas equipas, mas ambas dependem de uma escorregadela do Vasco da Gama no campo do Espinheiro. O Vasco da Gama, que venceu o Forense, está no 3º lugar e só depende de si próprio para subir de divisão. Para tal tem de vencer no Espinheiro, último classificado. Com Forense e Moçarriense com a subida assegurada, o Vasco da Gama parte para a última jornada em posição privilegiada para ocupar a terceira e última vaga. O Vasco da Gama soma 13 pontos, o Tramagal tem 12, e o Riachense 10 pontos.
FICHA DE JOGO:
TRAMAGAL SU:

Daniel Marques, Diogo Rocha, Daniel Jesus, Belé, Miguel Silva, Zé Garcia, Luís Ferreira, Rafa, Jota, Grilo e Xavi.
Suplentes: Jjoão Serafim, David Monteiro, Fábio, Tonicha, Rúben, Salip e Bernardo.
Treinador: Wilson Leite.
ACR ESPINHEIRENSE:

Miguel Arsénio, Diogo Henriques, Ricardo Pedro, Diogo Varanda, Ricardo Reis, Carrapito, Pedro Lourenço, Ricardo Neto, João Frazão, João Lourerio e Leonardo Lista.
Suplentes: Tiago, Ricardo Batista, Duarte Violante e João Lista.
Treinador: José Moço.
GOLOS: Xavi.
EQUIPA DE ARBITRAGEM: Pedro Mendes, Martim Valério e João Santos.

DISCIPLINA: Cartão amarelo: Diogo Rocha, Jota, Rúben, Carrapito e Duarte Violante.
No final ouvimos os treinadores das duas equipas e o presidente da direção do clube de Tramagal:

ÁUDIO | WILSON LEITE, TREINADOR DO TRAMAGAL;

ÁUDIO | JOSÉ MOÇO, TREINADOR DO ESPINHEIRENSE:

ÁUDIO | JOÃO SERAFIM, PRESIDENTE DO TSU: