Tramagal vence Alcaravela na final da Supercup e leva três troféus em ano de centenário. Foto: mediotejo.net

TRAMAGAL SPORT UNIÃO 3 GRUPO DESPORTIVO E RECREATIVO ALCARAVELA 1

SUPERCUP ABRANTES 2022 (disputa entre vencedor do Discup e vencedor do Incup)

Estádio Municipal de Abrantes – 1 de novembro 2022

O campo nº1 do Estádio Municipal de Abrantes foi o palco da Supercup em futebol, numa final que colocou frente a frente o Tramagal Sport União, a militar no segundo escalão da Associação de Futebol de Santarém e vencedor da Discup, e o Grupo Desportivo de Alcaravela, a militar no grupo A da Liga Inatel, e vencedor da Incup, torneioS organizados pelo município, com o Discup e a Supercup em estreia absoluta.

Lançamento moeda ao ar. Foto: mediotejo.net

Ambas as equipas vêm dos seus respetivos campeonatos com duas vitórias expressivas, o que gerou por antecipação alguma expectativa em ver como as duas equipas se comportavam, mais a mais disputando campeonatos tão diferentes em termos competitivos.

O Jogo iniciou-se com a equipa de Alcaravela (Sardoal) desinibida e a pressionar a equipa de Tramagal, e logo aos três minutos, através de um livre, obrigou à primeira defesa do guarda-redes adversário.

Alcaravela entrou mais decidido no jogo. Foto: mediotejo.net

Balanceado no ataque e a aproveitar a frescura física dos seus jogadores enquanto havia pernas, a par de alguma passividade inicial do TSU, à passagem dos oito minutos Frederico Silva teve uma soberana oportunidade para abrir o marcador.

O jogador do Alcaravela surge isolado dentro da área do Tramagal, e só com o guardião João Serafim pela frente tentou colocar a bola junto ao poste mais distante, mas a bola saiu ligeiramente ao lado do alvo.

Soberana oportunidade com o jogador do Alcaravela a rematar ao lado da baliza do TSU. Foto: mediotejo.net

Aos 11 minutos, a equipa que viajou de Sardoal construiu uma nova situação de perigo na área do Tramagal, com a bola a ser aliviada para canto pela defesa da equipa da borboleta.

Aos 25 minutos registo para um pequeno desaguisado entre jogadores de ambas as equipas, prontamente sanado pelo árbitro, com a amostragem de um cartão amarelo para cada lado.

Jogo foi correto com algumas entradas mais duras que o árbitro sancionou com cartão amarelo. Foto: mediotejo.net

Ao sinal mais do Alcaravela, com lances de perigo mas sem a devida eficácia, respondeu o Tramagal com um ataque certeiro, à passagem dos 40 minutos, inaugurando o marcador.

Num lance em que a bola é enviada para dentro da pequena área, Rúben surge entre os defesas a rematar de cabeça e a colocar a bola no fundo das redes do guardião Francisco Reis, que bem se esticou mas não conseguiu evitar o primeiro golo do TSU.

Tramagal inaugura o marcador num bom lance de ataque. Foto: mediotejo.net

Os últimos cinco minutos da primeira parte foram disputados numa toada muito elevada, de bola cá bola lá, e ambas poderiam ter feito golo. Só uma, no entanto, o conseguiria.

Neste período, a primeira ocasião de golo surgiu aos 42 minutos para o Tramagal, com um jogador isolado, frente a frente com o guarda-redes, a atirar para fora. Não se dando por derrotados, os jogadores do Alcaravela procuravam o golo, que mesmo ao cair do pano, veio a ser conseguido através da marcação de um pontapé de canto, onde já de angulo reduzido, Pilas, de cabeça, atirou a contar.

Alcaravela chegaria ao golo do empate perto do final da primeira parte. Foto: mediotejo.net

Pouco depois terminava o primeiro tempo com um empate ao intervalo que se aceitava, pelo desempenho das duas equipas.

Perante a boa postura do Alcaravela dentro das quatro linhas, o Tramagal aproveitou o intervalo para interiorizar que o jogo não seria de favas contadas e que teria de estar mais concentrado e acertar marcações, se queria conquistar o troféu perante uma equipa que se batia bem, mas que era inferior, na teoria, ao TSU.

Tramagal superiorizou-se na segunda metade do desafio. Foto: mediotejo.net

A equipa do Tramagal entrou, efetivamente, com outra postura, a querer ganhar os lances divididos, e com algumas faltas que valeram aos seus jogadores dois cartões amarelos nesta fase inicial do segundo tempo.

Mas o intervalo fez bem aos comandados de Wilson Leite, que operou também algumas substituições, e aos 17 minutos o TSU passa para a frente do marcador, com um golo de Luís Ferreira.

Falta à entrada da área do Alcaravela, a favorecer o Tramagal, e um livre muito bem marcado levou a bola só a parar no fundo da baliza de Francisco Reis.

Segundo golo do Tramagal apontado de livre direto. Foto: mediotejo.net

O Tramagal estava em vantagem mas, insatisfeitas com o resultado, as duas equipas mantinham o ímpeto de chegar ao golo, embora o Alcaravela, apesar de mostrar a sua garra e vontade, começasse a dar mostras de algum cansaço.

E cerca dos 30 minutos surgiu o terceiro golo do Tramagal, que arrumaria as contas desta final. Após uma troca de bola à entrada da área do Alcaravela, um avançado do Tramagal ajeita para o remate vitorioso, fazendo o 3-1, que seria o resultado final. De realçar ainda, a entrada em campo, para jogar os minutos finais pelo Alcaravela, de António Serras, que com os seus 55 anos, mostrou que está ai para as curvas.

TSU venceu a Supercup de Abrantes. Foto: CMA

Jogo rijo mas correto, com mais vontade do Alcaravela e mais acerto do Tramagal, após alguns correções para a segunda metade do desafio. Arbitragem sem influência no resultado, segurou o jogo nos momentos mais quentes, com a amostragens de alguns cartões amarelos que serenaram ânimos.

Ficha de jogo:

TRAMAGAL SPORT UNIÃO:

Equipa do Tramagal. Foto: CMA

João Serafim, Luís Figueiredo, Daniel Jesus, João Baião, Salip, Tiago Pisco, Flávio, Luís Ferreira, José Garcia, Pisco, Ruben.

Daniel Marques, Diogo Rocha, David Monteiro, Grilo, Bélé, Pica, Tonicha.

Treinador: Wilson Leite

GRUPO DESPORTIVO DE ALCARAVELA:

Equipa do Alcaravela. Foto: mediotejo.net

Francisco Reis, Paulo Silva, Renan, Bruno Gaspar, Marco Lopes, Mauro Covas, Bruno Caldeira, João Gaspar, Ricardo Dias, Frederico Silva.

Vasco Lopes, Fernando Lopes, João Mourato, Eduardo Gois, André Lavrador, António Serras.

Treinador: Rui Serras

EQUIPA DE ARBITRAGEM: Rui Oliveira José Bento, Vitor Custódio, Emanuel Bragança (4º árbitro)

Equipa de arbitragem. Foto: mediotejo.net

No final ouvimos os treinadores das duas equipas e o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Abrantes, entidade organizadora do torneio.

Wilson Leite, treinador do TSU. Foto: mediotejo.net

ÁUDIO | WILSON LEITE, TREINADOR DO TRAMAGAL SU:

Rui Serras, treinador do Alcaravela. Foto: mediotejo.net

ÁUDIO | RUI SERRAS, TREINADOR DO GD ALCARAVELA:

Luís Dias, vereador Desporto CM Abrantes. Foto: mediotejo.net

ÁUDIO | LUÍS DIAS, VEREADOR DESPORTO CM ABRANTES:

José Paulo Marques

Natural e residente na freguesia de Sabacheira, Tomar, militar na reforma, amante da arte da fotografia, gosta de retratar atividades culturais e desportivas para fazer a sua divulgação, colaborando com vários meios na imprensa local. É um amante inveterado dos animais, da natureza, do silêncio e da leitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *