Uma gala comemorativa, homenagens, colóquios, saraus, atividades culturais e desportivas, campanha de angariação de 100 novos sócios e o lançamento do Livro do I Centenário do TSU são algumas das muitas atividades que vão assinalar os 100 anos do Tramagal Sport União, num programa que vai decorrer entre o dia 1 de maio de 2022 (dia da fundação e do centenário), e 30 de abril de 2023.
O TSU assinala os 100 anos da sua fundação no próximo dia 1 de maio (1 maio 1922/1 maio 2022) tendo a Comissão do I Centenário do popular clube da borboleta apresentado o programa do evento no dia 1 de março, no auditório da Junta de Freguesia de Tramagal. As atividades vão decorrer ao longo de um ano e contam com um orçamento de 30 mil euros, contando o TSU com apoios monetários da Câmara de Abrantes, Junta de Freguesia de Tramagal, associados e tecido empresarial para realizar o evento.

O presidente da direção do TSU, João Serafim, na apresentação do “Programa das Comemorações do I Centenário do Tramagal Sport União”, convidou os sócios e amigos do clube a participarem nestas comemorações dos 100 anos de existência do TSU.

ÁUDIO | JOÃO SERAFIM, PRESIDENTE DIREÇÃO TSU:
O “Programa das Comemorações do I Centenário do Tramagal Sport União” foi apresentado à comunicação social em 1 de março, com o presidente da Assembleia-Geral e representante da Comissão do Centenário, Fernando Brazão, a proceder à apresentação do evento, estando ainda na mesa o presidente da direção do TSU, João Serafim, o presidente do Conselho Fiscal, César Dinis, e Mário Mendes e Carlos Maia, dois sócios que têm investigado a história do TSU.
Um dos pontos altos do programa é precisamente o lançamento do Livro do I Centenário do TSU, previsto para outubro de 2022, e que resulta de um trabalho exaustivo de recolha, investigação e tratamento da história do TSU, feito ao longo dos anos por Mário Mendes, e que tem em Carlos Maia o seu braço direito na compilação do historial para formato livro.

ÁUDIO | CARLOS MAIA, COORDENADOR DO LIVRO DO CENTENÁRIO DO TSU:
A apresentação do programa do I Centenário do TSU contou com a presença de todos os elementos da comissão, nomeadamente Fernando Brazão, César Dinis, João Serafim, Joaquim Simplício, Otávio Oliveira, Manuel Pio, José Filipe Maximiano, Teófilo Moreira, Carlos Maia e Abílio Pombinho.
No final da sessão, o mediotejo.net falou com Fernando Brazão sobre o programa do I Centenário do TSU, num percurso que é resultado do trabalho, esforço, dedicação e amor ao clube de muitos sócios, dirigentes, atletas, treinadores e colaboradores.

VIDEO | FERNANDO BRAZÃO, COMISSÃO DO CENTENÁRIO DO TSU:

mediotejo.net – Acaba de apresentar as comemorações do centenário, o programa é vasto e as festividades vão-se estender até abril 2023. O que destaca?
Fernando Brazão – Os cem anos do Tramagal Sport União decidimos comemorá-los durante um ano, com bastantes atividades, mas esperamos que o destaque maior seja a execução de um livro, o livro do centenário, que conte a história toda do Tramagal Sport União, e que o esperamos ter concluído em outubro, para que seja uma prenda do nosso próximo Natal. Esse será o ponto alto do TSU a comemorar estes 100 anos.
Há um programa diversificado, que já foi começando com o concurso da medalha, o vinho do centenário…
Em breve vamos também fazer o lançamento do queijo do centenário, também com empresários do Tramagal. O vinho do centenário também, do Casal da Coelheira. O queijo do centenário é com o Brejo da Gaia, e, portanto, vamos ter muitas outras atividades, tendo também o apoio e colaboração das entidades associativas existentes, como a SAT (Sociedade Artística Tramagalense), os Escuteiros, a Associação de Melhoramentos… todo o ambiente associativo de Tramagal estará ligado a este centenário.
Há atividades de âmbito cultural, desportivo, também social, é um programa ambicioso… Foi difícil por de pé este programa?
Não foi muito difícil. Quando as pessoas querem… costumo dizer quando as pessoas querem às vezes as coisas acontecem. Começámos esta atividade, este trabalho, em junho de 2021, em que constituímos uma comissão juntamente com os presidentes dos órgãos sociais do Tramagal Sport União e decidimos fazer o nosso melhor possível, para que possa ser honrado com uma dignidade muito alta estes 100 anos de TSU, em que tanto se recordarão dirigentes, atletas, todos os sócios envolvidos e toda a atividade e trabalho que foi feito durante estes 100 anos. E não nos podemos esquecer que o nosso maior objetivo é de facto dar formação aos jovens, dar-lhes formação desportiva, para que possam ser melhor homens amanhã, e mulheres, claro.
Falou da parte histórica, lembrando personalidades, quer atletas, quer treinadores e dirigentes. Também vai ser feita uma gala que vai destacar algumas das figuras a título póstumo e outras que estão vivas?
Exatamente. E também vamos homenagear todos os presidentes do Tramagal Sport União, no dia 1 de maio 2022, que é quando fazemos os 100 anos. Vamos também homenagear atletas, alguns eventualmente a título póstumo, e digamos que ainda temos a gala, a sessão solene, e temos a exposição dos troféus principais do TSU, que vai durar três meses, muitos com histórias bastante interessantes.
O TSU também quer refletir sobre o fenómeno desportivo e nesse sentido decidiu incluir aqui alguns colóquios para debater o presente e o futuro…
Exatamente, nós no fundo, isto é interessante, porque nós fizemos dois colóquios quando fizemos 75 anos, um sobre missão, objetivos e meio de financiamento dos clubes amadores. Nessa altura já sentíamos imensas dificuldades. Não nos podemos esquecer que o TSU quando foi fundado, foi tendo o apoio de uma grande empresa nacional que era a Metalúrgica Duarte Ferreira, e, portanto, isso terminou. Depois entraram novas fases, este clube tem tido várias fases, tem tido sempre a capacidade de passar por cima dos problemas, mas de facto os meios de financiamento é um dos problemas principais dos clubes, e é um tema que também é atual. Era há 25 anos e é agora quando o clube faz 100 anos. E há outro tema que interessa também muito às pessoas, que é a questão do futebol, porque todos nós somos adeptos do futebol, que é a questão do futebol e da organização do futebol distrital. Qual é o futuro? E no fundo, com o colóquio que também fizemos há 25 anos, hoje também se mantém na atualidade, e, portanto, é bom termos alguém que possa refletir e perspetivar novas ideias, eventualmente para o futuro. É por isso se chama este o primeiro centenário do TSU.
Uma palavra para os adeptos do TSU, sócios, para este centenário que está em curso e que vai ter o seu ponto alto no dia 1 de maio de 2022…
Nós desejamos e pretendemos que os sócios nos apoiem nas várias iniciativas, que compareçam, e que se integrem um pouco mais no TSU. Ultimamente, com todos os meios de dispersão, muitos sócios vão-se dispersando do TSU, e o TSU, e principalmente os jovens, e a organização para os jovens, e para o desporto, quer seja masculinos quer seja femininos, necessitam muito dos sócios e da organização dos sócios. E para estes eventos todos também é necessário a comparência deles e que eles também, com o esforço que puderem, também para respeitar todos os 100 anos e aqueles que pelo Tramagal Sport União têm passado.