A tradição das marchas populares vai voltar a animar as ruas de Tramagal no próximo sábado, dia 27 de junho, com a realização do Festival Nacional de Marchas Populares Seniores. O evento, organizado pela Associação de Reformados de Tramagal (ARTRAM) e Rede das Universidades da Terceira Idade (RUTIS), vai contar com a participação de seis marchas populares e centenas de marchantes de norte a sul do país.
A iniciativa decorre no Largo dos Combatentes da Grande Guerra e terá início às 17h30. Antes das atuações, as marchas participantes irão desfilar pelas principais artérias da vila, proporcionando à população um primeiro contacto com os trajes, coreografias e músicas preparadas para o festival.
O percurso passará pela Praceta Joaquim Daniel, Rua 6 de Outubro e Rua Eng.º Manuel, terminando junto à Junta de Freguesia de Tramagal.
Entre os grupos participantes encontram-se a marcha da Associação de Reformados de Tramagal (ARTRAM), anfitriã do evento, e as marchas das universidades seniores de Monchique, Seixal, Vila de Rei, Urra e Moncarapacho.
A iniciativa contará ainda com a participação de atriz Catarina Avelar, como madrinha do festival.


Promovido pela Associação de Reformados de Tramagal (ARTRAM), com o apoio do município de Abrantes, da Junta de Freguesia de Tramagal e da RUTIS – Rede de Universidades da Terceira Idade, o encontro pretende valorizar o papel dos seniores na vida cultural e associativa, incentivando a participação ativa e a preservação das tradições ligadas aos Santos Populares.

