Tramagal recebe o Pego no próximo fim de semana. Foto arquivo: mediotejo.net

CASA DO POVO DE PEGO 0 TRAMAGAL SPORT UNIÃO 2

Campeonato Distrital da 2ª Divisão AF Santarém – 9ª Jornada – Série B

Campo de Jogos do Pego – Pego / Abrantes – 1 dezembro 2022

Entrada em campo das três equipas

Tarde soalheira e de temperatura amena no Campo de jogos de Pego para o derby abrantino, que opunha as equipas da Casa do Povo de Pego, 2º classificado à entrada para esta jornada, com 14 pontos, e o Tramagal Sport União, 4º classificado, com 12 pontos.

A posição na tabela classificativa deixava antever ingredientes para que se viesse a desenrolar uma boa partida de futebol, tendo em conta a qualidade dos intervenientes e os objetivos convergentes das duas equipas em conseguir um lugar nas três primeiras posições para poder disputar a fase final de subida de divisão. O muito público presente não regateou apoio aos clubes das duas terras vizinhas.

Derby concelhio opôs as equipas do Pego e do Tramagal

A previsão transformou-se em realidade, com as equipas a entrarem em campo a jogarem olhos nos olhos, tendo por objetivo a vitória. Lances de parada e resposta de uma e outra equipa, com alguns períodos de bom futebol marcaram este desafio disputado no feriado nacional. A jovem equipa de arbitragem, com serenidade e bom senso, deu o seu contributo para o excelente jogo que as mais de três centenas de adeptos tiveram a oportunidade de assistir.

Muito público assistiu a um bom jogo de futebol

Começou o Pego mais afoito, com lances rápidos a procurar a desmarcação dos seus jogadores mais avançados. A primeira oportunidade surge por volta dos seis minutos, e para a equipa da casa.

De um pontapé livre junto ao bico da área do lado esquerdo, por falta de um jogador do Tramagal, sai um centro para a área que o guarda-redes Daniel Marques sacode para canto. Na sequência do mesmo resultou golo do Pego, que viria a ser anulado por fora de jogo do avançado pegacho.

Daniel Marques esteve sempre muito seguro na baliza do Tramagal

Com o jogo repartido, num vai e vem constante dos jogadores, surge uma falta de um defensor do Pego perto da grande área que viria a resultar em golo para o Tramagal.

Ao livre marcado com a bola bombeada para dentro da área, correspondeu João Marques (Jota) que, com engenho e arte, colocou a bola dentro da baliza à guarda de João Elisbão, que, apesar do esforço, não conseguiu evitar o golo da equipa da vila metalúrgica, que se adiantava assim no marcador. 

Jota inaugura o marcador para a equipa do TSU

O Pego não desarmou e quase a terminar a primeira parte, na sequência de um pontapé de canto, a bola volta a entrar dentro da baliza do Tramagal, sendo o golo invalidado pelo árbitro, que sinalizou uma falta anterior. Gerou-se algum burburinho prontamente sanado com a amostragem de um cartão amarelo.

A primeira parte terminaria pouco depois, com os comandados de Wilson Leite a recolherem aos balneários com uma vantagem de um golo. Nota ainda neste primeiro tempo para a saída por lesão de Xavier Silva, sendo substituído na equipa do TSU por Rulim Morais. 

Jogo intenso mas sempre disputado dentro das regras

Na segunda parte a toada de jogo não se alterou, notando-se, no entanto, uma equipa de Tramagal mais calma e mais concentrada, procurando a posse de bola e disputando de forma combativa todos os lances divididos. A vantagem no marcador, embora pela margem mínima, permitia abordar o jogo como o Tramagal gosta, explorando rápidos ataques.

Com a amostragem de alguns cartões amarelos o árbitro teve sempre a condução do jogo na mão

A equipa do Pego, sempre aguerrida e não se dando por vencida, tentava furar a teia montada no setor recuado do Tramagal e, quando o não conseguia, tentava através de passes longos fazer chegar a bola ao avançado de referência, na expectativa da obtenção de um golo que relançasse a partida.

Com o passar dos minutos, o Tramagal ia ganhando cada vez mais confiança e mantinha a sua postura tática, ao passo que o Pego, sem conseguir os seus intentos, dava sinais de algum nervosismo e impaciência.

O Pego lutou muito mas o Tramagal foi mais pragmático e desta vez aproveitou as oportunidades de que dispôs

Com o jogo muito disputado, mesmo assim não faltaram lances de perigo, sendo de registar algumas boas intervenções de ambos os guarda-redes chamados a intervir quando os defensores não se conseguiam opor aos avançados. Ao cair do pano, registo para uma oportunidade para cada equipa, com o Pego a desperdiçar e com o Tramagal a marcar e a fechar as contas do desafio.

Praticamente em cima da hora, numa jogada de insistência do Pego, a equipa da casa teve a possibilidade de chegar ao tão ambicionado golo e empatar a partida. Não o conseguiu e a equipa do Tramagal, que ficou na posse da bola, saiu rapidamente para o ataque.

Tramagal fechou as contas com o segundo golo apontado ao cair do pano

Com os jogadores do Pego a recuperarem no campo, os avançados do Tramagal progrediram no terreno em velocidade e, já dentro da área e depois de ter tirado da frente dois adversários, Flávio Calado, no frente a frente com Elisbão, meteu a bola no fundo da baliza, e fechou as contas do jogo para alegria dos adeptos do centenário clube da borboleta.

Bem a equipa de arbitragem, assinalando o que tinha para assinalar, mostrando o cartão amarelo quando a necessidade o obrigou. Embora com alguma virilidade, os jogadores respeitaram-se o que também facilitou a tarefa aos homens do apito.

Muito público assistiu a este derby do concelho de Abrantes

Bom jogo de futebol, com a equipa do Pego a cair para o quarto lugar mas com a possibilidade de recuperar já no domingo, dia em que joga com o Goleganense. O Tramagal chega ao segundo lugar da tabela, em igualdade pontual com o Vasco da Gama, mas folga na próxima jornada, podendo ser novamente ultrapassado pelo Pego, que está a um ponto de distância. Está animada a série B da 2ª divisão, que é liderada pelo Riachense, única equipa ainda sem derrotas nos distritais de Santarém.

Ficha de jogo:

Casa do Povo do Pego:

Equipa do Pego

João Elisbão, Victor Romero, André Batista, Fábio Gomes, João Ferreira, João Gaspar, Guilherme Macide, Tiago Melo, Fábio Santos, Pedro Rosado, Paulo Batista. 

Paulo Gonçalves, João Coxinho, João Horta, Vasco Bioucas, João Oliveira, Rodrigo, Carlos Silva.

Treinador:  Pedro Sampaio

Tramagal Sport União:

Equipa do Tramagal

Daniel Marques, Bélé, Francisco Oliveira, Diogo Rocha, José Garcia, Miguel Silva, Luís Ferreira, Flávio Calado, Xavier Silva, João Marques, Gonçalo Grilo.

João Félix, Daniel Jesus, Rulim Morais, Ricardo Félix, Tiago Damas, David Monteiro, Marco Nunes.                                

Treinador:  Wilson Leite

Equipa de Arbitragem: Afonso Maia, Pedro Soares, Duarte Ferreira.

Equipa de arbitragem esteve em bom plano

No final ouvimos os treinadores das duas equipas:

Pedro Sampaio, treinador do Pego

ÁUDIO | PEDRO SAMPAIO, TREINADOR DA CP PEGO:

Wilson Leite, treinador do Tramagal

ÁUDIO | WILSON LEITE, TREINADOR DO TRAMAGAL SU:

José Paulo Marques

Natural e residente na freguesia de Sabacheira, Tomar, militar na reforma, amante da arte da fotografia, gosta de retratar atividades culturais e desportivas para fazer a sua divulgação, colaborando com vários meios na imprensa local. É um amante inveterado dos animais, da natureza, do silêncio e da leitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *