O novo modelo da FUSO Canter, que vai na sua nona geração, tem motorizações aptas a cumprir norma de emissões EURO VI – Step E e apresenta a maior gama de sempre com possibilidade de escolha entre 60 versões. Na fábrica da Mitsubishi Fuso, no Tramagal, é também produzida a Fuso e-Canter, a versão elétrica do veículo lançada em 2019, e que já se encontra atualmente nos concessionários. O novo modelo foi apresentado aos jornalistas a 3 de maio, numa sessão que incluiu uma visita guiada à fábrica da MFTE.
A FUSO Canter, um dos modelos mais icónicos no universo das viaturas de trabalho e também um dos que tem uma relação mais fiel com os portugueses e com a indústria nacional, acaba de entrar na sua 9ª geração, e as primeiras unidades começam a ser disponibilizadas.
Numa altura em que celebra 50 anos de presença ininterrupta em Portugal, a Canter traz consigo uma gama alargada e profundamente modernizada, com novidades que vão da estética às motorizações, passando pelas aptidões dinâmicas e de conforto.

A nova geração da FUSO Canter representa um marco importante numa história de sucesso, não apenas a nível global, mas especialmente em Portugal: presença assídua nas estradas e parceiro fiável de muitos negócios nacionais de todas as dimensões, a Canter foi lançada no nosso país em 1972, numa história de afinidade com os portugueses que nunca parou de crescer.
Hoje, a produção europeia é assegurada em exclusivo pela unidade da Mitsubishi FUSO Truck Europe (MFTE) localizada em Tramagal, Abrantes, de onde é exportada para 30 países.
A 9ª geração da FUSO Canter destaca-se pela revisão em vários domínios. Logo ao primeiro olhar, a diferenciação surge pela nova estética da cabina, com a inclusão da linguagem de design “Black Belt”.
Quer no exterior, quer no interior, foi reforçada a perceção de qualidade, ao mesmo tempo que se introduziram melhorias de insonorização e de conforto em andamento. No plano técnico, destacam-se as novas funcionalidades de segurança e a conformidade dos motores 3.0 Diesel com a norma de emissões Euro VI E.

A gama portuguesa da Canter é agora enriquecida com novas distâncias entre eixos e oferece nada menos do que 60 versões, articuladas entre:
• 5 pesos brutos: 3.5T 6,0T; 6,5T; 7,49T; 8,55T
• 6 distâncias entre eixos: 2.500mm; 2.800mm; 3.400mm; 3.850mm; 4.300mm; 4.750mm
• 3 tipos de cabine: Standard; Comfort; Dupla
• 2 transmissões: Manual ou Automatizada
• 2 tipos de tração: 2WD ou 4WD
Juntando a isto uma palete de cores de fábrica de com mais de 100 possibilidades, a gama da 9ª geração da Canter foi apresentada como “a mais completa de sempre e uma das mais abrangentes do mercado, multiplicando as possibilidades de utilização do chassis”.

Porque a celebração dos 50 anos de comercialização da Canter em Portugal não podia passar despercebida, a FUSO Portugal decidiu desenvolver localmente uma Edição Especial, que estará disponível logo no lançamento e em quantidade limitada. Esta edição comemorativa estará disponível em todas as versões da gama e é caracterizada pela pintura Silver Grey, pelos logos da celebração dos 50 anos e pelos bancos em napa preta com logo bordado, dando o toque extra de exclusividade.
Assegurando consistentemente uma quota entre os 20% e 25% no competitivo segmento dos chassis-cabine em Portugal até às 9 toneladas de peso bruto, a Canter é hoje uma das principais referências da classe.

Ao longo dos 50 anos de comercialização em Portugal, foram já matriculadas mais de 80.000 unidades, segundo dados da empresa, sendo possível encontrar em circulação unidades com mais de 30 e até de 40 anos, o que, releva, “traduz os seus padrões de robustez e durabilidade sob utilização intensa”.
Uma história com 90 anos
O nome FUSO foi aplicado pela primeira vez há precisamente 90 anos, quando o primeiro Autocarro pesado Mitsubishi, o B46, foi construído nas instalações da Mitsubishi Heavy Industries e entregue ao ministério japonês dos caminhos de ferro. Para este primeiro veículo, foi pedido aos colaboradores da empresa sugestões para o batizar, consulta que resultou no nome FUSO, proveniente de um antigo termo para uma árvore sagrada da cultura japonesa.
Desde então, o nome FUSO é parte integrante da história da Mitsubishi, tendo sobrevivido a todos os movimentos de mudança corporativa. A sua reputação é tão forte em todo o mundo que o nome foi mantido em 2004, quando a Mitsubishi FUSO Truck & Bus Corporation passou a pertencer, enquanto marca independente, à Divisão Daimler Trucks, do universo Daimler AG.
Com sede em Kawasaki, no Japão, a FUSO é uma marca com presença a nível mundial em mercados como a Austrália, Ásia, Médio Oriente, África e América Latina, com um vasto portfólio de veículos, onde se engloba o chassis-cabine Canter.
Mais do que um nome, a Canter é um ícone que marca presença nas estradas mundiais desde 1963, sendo o camião mais produzido do Grupo Daimler – facto materializado nas mais de 4,5 milhões de unidades fabricadas a nível mundial ao longo de 8 gerações – e o modelo que representa atualmente a marca FUSO na Europa.

Inicialmente fabricada no Japão, a Canter viu a sua produção europeia ser transferida, em 1980, para solo português, sendo iniciada nas instalações da antiga Metalúrgica Duarte Ferreira, no Tramagal, em Abrantes, hoje denominada Mitsubishi FUSO Truck Europe.
Desde 1996 que das suas linhas de montagem sai exclusivamente o modelo Canter, somando já mais de 240.000 unidades produzidas a uma cadência anual de cerca de 10.000 viaturas, que são vendidas em mais de 30 países na Europa, legado que agora se renova com a 9ª geração, cumprindo rigorosamente os exigentes requisitos de qualidade da FUSO e da Daimler Trucks.

Em Portugal, onde é uma referência há 50 anos, a Canter é uma presença assídua nas estradas de todo o país, em setores de atividade fundamentais para a sociedade como os municípios, reboques, transportes e construção, entre muitos outros. Diariamente produzida por cerca de 400 trabalhadores na fábrica de Tramagal, a nova geração começará agora a juntar-se a estes milhares de unidades que circulam nas estradas portuguesas.
Sobre a Fuso Portugal
A Fuso é representada em Portugal pela MBP Automóveis Portugal, Lda., empresa detida pela Astara. A Astara (www.astara.com). Opera em 14 países na Europa e América Latina (Espanha, Portugal, Bélgica, Alemanha, Holanda, Luxemburgo, Polónia, Finlândia, Suécia, Suíça, Chile, Colômbia, Peru e Argentina), planeando iniciar atividades em breve também na Áustria e no Sudeste Asiático (Filipinas). A Astara distribui 29 marcas de automóveis, empregando diretamente cerca de 2500 pessoas. Com um volume de negócios próximo dos 4 mil milhões de euros, as suas vendas atingem as quase 200 000 viaturas por ano.