Tramagal vence Caxarias em jogo intenso e de luta pela subida de divisão. Foto: mediotejo.net

TRAMAGAL SPORT UNIÃO 3 CENTRO DE CULTURA E DESPORTO DE CAXARIAS 1
2ª Divisão Campeonato Distrital da AF Santarém – 13ª Jornada; Série B
Campo de Jogos Comendador Eduardo Duarte Ferreira – Tramagal – 15 janeiro 2023

Apesar da tarde se apresentar soalheira, o frio fazia-se sentir no Campo Comendador Eduardo Duarte Ferreira, em Tramagal, que, ainda assim, se apresentou com uma boa assistência. Mais de duas centenas de adeptos de ambas as equipas deram cor e som às bancadas, com cânticos de incentivo aos atletas que proporcionaram um bom espetáculo no piso sintético do TSU.

Tradicional moeda ao ar para escolha de campo ou bola

A posição na tabela classificativa, que virá a ditar as equipas que irão disputar a fase de final e “lutar” entre si para a almejada subida à 1ª divisão distrital, ditava ingredientes para que se viesse a desenrolar uma boa e intensa partida de futebol, com ambos conjuntos a precisar de pontos para chegar ao objetivo. A vitória, justa, sorriu ao TSU, perante uma equipa de Caxarias que deu excelente réplica.

Jogo muito intenso e disputado entre duas boas equipas

Iniciou-se a partida com o Caxarias mais afoito, com lances rápidos na procura da baliza adversária, perante o TSU mais calmo e que no seu meio-campo ia controlando a partida, com maior ou menor dificuldade. Os primeiros 15 minutos foram de intensidade mais por parte da equipa vinda de Caxarias, com o TSU na expectativa.

Tramagal entrou a vencer e conseguiu gerir o resultado até final

Por volta dos 15 minutos, numa transição rápida do TSU, o avançado foi travado em falta à entrada da área do Caxarias e originou um lance perigoso de bola parada. O livre frontal, bem marcado, proporcionou uma defesa atenta e segura ao guardião Francisco Ferreira.

O Caxarias entrou mais afoito na partida

Terá sido o mote para que o TSU, até aí algo retraído e expectante, começasse a soltar-se e a explanar o seu futebol, o que viria a dar frutos ainda cedo no desafio.

Tramagal começou a soltar-se a partir dos 15 minutos do primeiro tempo

No minuto seguinte, numa rápida arrancada pela sua ala esquerda do ataque tramagalense, Flávio cruza para a área onde encontra Luís Ferreira em boa posição para faturar.

O avançado  da equipa da casa fez valer a sua arte e não enjeitou a oportunidade, tendo colocado a bola no fundo da baliza à guarda de Francisco Ferreira, apesar dos esforços deste em evitar o golo.

Tramagal festeja um dos golos da partida

Estava aberto o marcador, com a devida festa e alegria dos adeptos do clube da borboleta, sabendo que esta vitória colocaria o Tramagal mais perto dos lugares de apuramento para a fase final e, por outro lado, faria atrasar o adversário na luta pelo mesmo objetivo.

O golo da equipa treinada por Wilson Leite tornou o jogo mais intenso e repartido entre os dois meios-campos, com jogadas um pouco mais ríspidas mas próprias da competitividade e da maior entrega que os atletas punham no jogo.

Muita luta pela posse da bola foi uma constante na partida

À passagem dos 38 minutos, o Tramagal aumenta a vantagem no marcador. Gonçalo Grilo surge isolado frente ao guardião do Caxarias, perante uma intempestiva saída da baliza de Francisco Ferreira, e Xavier Silva, sem dificuldade, termina a jogada fazendo anichar a bola no fundo das malhas adversárias.

Tramagal marca e chega ao intervalo a vencer por dois a zero

Estava feito o 2-0, resultado com que se chegaria ao intervalo e que permitiria ao Tramagal gerir o jogo com uma vantagem de dois golos e que obrigava o Caxarias a correr atrás do prejuízo na segunda metade do desafio. E a segunda parte iniciou-se com o Caxarias mais rápido e intenso sobre a bola, não dando ainda o jogo por perdido.

Caxarias entrou na segunda parte decidido a virar o rumo dos acontecimentos

Logo no segundo minuto do reatamento, ganha uma falta a seu favor, perto da área do Tramagal. O livre, marcado para dentro da área, apanha Ruben a saltar mais alto que todos os outros e a rematar de cabeça, com a bola a passar ligeiramente por cima da barra. Estava dado o aviso para o golo que iria surgir pouco depois, e num lance de bola parada.

Na marcação de um pontapé de canto, a bola bombeada para o interior da área encontra Fábio Matos que saltou mais alto que todos e rematou de cabeça não dando qualquer hipótese a Daniel Matos de evitar que a bola transpusesse a linha de golo.

Caxarias reduziu a desvantagem mas o Tramagal viria a marcar o terceiro golo no final da partida e a segurar a vitória

Estava reduzida a vantagem do Tramagal para a margem mínima, à passagem do minuto 56, e ainda havia muito tempo para jogar.

Com os homens da casa a vencerem pela margem mínima e a incerteza no resultado final mais que evidente, o jogo tornou-se mais frenético e enérgico o que veio a dar origem à amostragem de algumas cartolinas amarelas por parte do árbitro do encontro.

Caxarias na construção de um ataque

À passagem dos 30 minutos surge o caso do jogo. Uma falta assinalada a um jogador do Caxarias, dentro da área adversária e sobre o guarda-redes, foi muito contestada e levou à amostragem do segundo cartão amarelo a Meloque, com a consequente expulsão. O jogador havia entrado no decorrer da segunda parte e estava a impulsionar a equipa, sendo o amarelo e a expulsão muito contestada por parte do Caxarias.

Jogo com muito público em Tramagal, assistiu a uma partida muito competitiva

Mesmo reduzida a 10 unidades, a equipa do Caxarias não desistiu de ir em busca da obtenção do golo que lhe daria o empate, ao mesmo tempo que o TSU geria o jogo e o resultado, procurando atacar pela certa.

Com os quatro minutos de compensação e com o árbitro a preparar-se para dar por findo o encontro, Flávio faturou para o TSU e colocou um ponto final na história do desafio, fazendo o 3-1 final e que permite ao Tramagal, em ano de centenário, ficar mais perto do seus objetivos.

Tramagal faz o 3-1 e fecha as contas do jogo

Sobre a arbitragem, serão diversas e diferentes as opiniões. Fica a frase de Wilson Leite, treinador do TSU: “…o mais fácil, ainda, é jogar à bola.”

Tramagal mostrou qualidade e união, somando três pontos importantes para os seus objetivos

Com este resultado, o Tramagal chega ao 2º lugar da tabela, com 25 pontos, em igualdade pontual com o Vasco da Gama. A série B é liderada pelo Riachense, com 29 pontos. Na perseguição aos três primeiros classificados, que asseguram a passagem à fase final, estão Caxarias e Pego, com 20 pontos, seguidos de perto pelo Vilarense, com 19. Na próxima jornada, o TSU vai jogar a Vilar dos Prazeres, o Riachense recebe o Pego e o Caxarias joga em casa com o Goleganense, atual sexto classificado.

FICHA DE JOGO:

Tramagal Sport União:

Equipa do Tramagal SU

Daniel Marques, Daniel Jesus, Francisco Oliveira, José Garcia, Ricardo Félix, Miguel Silva, Luís Ferreira, Flávio Calado, Xavier Silva, João Marques, Gonçalo Grilo.

No banco:  João Félix, Fábio Leite, Milagaia, Tiago Damas, David Monteiro, Paulo Martins, Carlos Vital.                                

Treinador: Wilson Leite.

CENTRO DE CULTURA E DESPORTO DE CAXARIAS: 

Equipa do Caxarias

Francisco Ferreira, Emanuel Lopes, Ruben Maio, João Verdasca, Lucas Silva, Hugo Marques, Luís Lopes, Fábio Martins, António Pinto, Duarte Carvalho, Gonçalo Mendes. 

Jorge, Fábio Veríssimo, Pedro, Francisco Simões, Ricardo Évora, Brando Melo, Maniche.

Treinador:  Telmo Ferreira.

Equipa de Arbitragem: Luís Oliveira, Adelino Dias, e Alexandre Bicho.

Equipa de arbitragem com os capitães de equipa

No final da partida ouvimos os treinadores das duas equipas:

Wilson Leite, treinador do TSU

ÁUDIO | WILSON LEITE, TREINADOR DO TRAMAGAL SU:

Telmo Ferreira, treinador do Caxarias

ÁUDIO | TELMO FERREIRA, TREINADOR DO CAXARIAS:

José Paulo Marques

Natural e residente na freguesia de Sabacheira, Tomar, militar na reforma, amante da arte da fotografia, gosta de retratar atividades culturais e desportivas para fazer a sua divulgação, colaborando com vários meios na imprensa local. É um amante inveterado dos animais, da natureza, do silêncio e da leitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *