Empresários investem em tempos de crise e reabrem histórico café TTL em Tramagal. Foto: mediotejo.net

Apesar dos tempos de crise económica e de prognósticos de difícil antecipação, os empresários Fernando e Nady Caldeira arregaçaram mangas, investiram e assinalaram no sábado a reabertura do café do Teatro Tramagalense (TTL), na EN118, em Tramagal.

Tempos difíceis podem também ser tempos de oportunidade, acredita Fernando Caldeira, tendo dado conta que a sociedade Nadycal, Lda vai também avançar para a abertura de um restaurante e marisqueira à entrada da vila convívio, no próximo ano 2023, criando, no total, entre 15 a 20 novos postos de trabalho.

O empresário, natural de Tramagal e há 29 anos radicado em Angola, onde tem trabalhado e investido na área da hotelaria, turismo e construção civil, regressa assim à terra natal com a família onde assegura que vai centrar a sua atividade empresarial. “Um bom filho à casa torna, como diz o ditado, e eu já andava há dois/três anos com vontade de voltar e surgiu esta oportunidade”, que não deixou passar, afirmou.

Empresários Fernando e Nady Caldeira prometem continuar a investir em Tramagal. Foto: mediotejo.net

ÁUDIO | FERNANDO CALDEIRA, EMPRESÁRIO:

 O café-pastelaria TTL vai estar, nesta fase inicial, aberto todos os dias, das 06:00 às 02:00, tendo em mente a realização de noites de musica ao vivo, batizados, festas de aniversário, e outros eventos no amplo salão de baile que o espaço integra.

O espaço de restaurante e marisqueira do grupo Nadycal, Lda deverá nascer em 2023, junto ao posto de abastecimento de combustíveis de Tramagal, um edifício de dois pisos que os empresários adquiriram e vão agora reabilitar para o efeito, segundo Fernando Caldeira, empresário que não teme a crise.

Questionado sobre se não receia efetuar investimentos de montante considerável, que não quantificou, em contraciclo com a atual conjuntura económica, Caldeira desvalorizou o atual cenário, lembrando que a vida é feita de ciclos. “Tivemos um ciclo muito grande, baixou, e é preciso investir para criar mais postos de trabalho e que o Tramagal ganhe novamente uma dinâmica que já teve em outros tempos”, afirmou.

A reabertura do espaço contou no sábado com a presença de vários convidados que se associaram ao momento, entre eles o presidente da Junta de Freguesia de Tramagal e o presidente da Câmara Municipal de Abrantes, entre outras individualidades.

O café Teatro Tramagalense Lda (TTL) estava encerrado há cerca de dois anos e a nova dinâmica empresarial vem possibilitar a realização de outras atividades num espaço amplo, que dispõe, além do espaço para serviço de cafetaria, pastelaria e petiscos vários, de um salão de baile, e sala de cinema interior e ao livre.

A Tuna Tramagalense também ali desenvolve as suas atividades, sendo que, no primeiro piso, várias salas serviram em tempos para acolher uma biblioteca e realização de atividades lúdicas.

Espaço do TTl reabre ao público após um período em que esteve encerrado. Foto: mediotejo.net

Mário Rui Fonseca

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Entre na conversa

1 Comentário

  1. Conheço muito bem o casal, a Naddy e o Caldeira, na altura receberam me muito bem no Kikuxi, onde ambos tinham (têm) um empreendimento hoteleiro, o Jango do Tramagal de nome Eclypse, pertinho da fábrica da Refriango, onde se fabrica a “blue”. Muitas cucas se partilharam nesse espaço, com muitos dos nossos amigos. Desejo muitos sucessos aos empresários Caldeira e Naddy. Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *