Na sequência das eleições autárquicas realizadas a 26 de setembro, a instalação da nova Assembleia de Freguesia de Tramagal decorre sexta-feira, dia 8 de outubro, pelas 21 horas, na sede da Junta de Freguesia de Tramagal.
Nas eleições de 26 de setembro, o Movimento Independente da Freguesia de Tramagal (MIFT) venceu as eleições com 43,53% dos votos, mais 16 votos do que o segundo partido mais votado, o Partido Socialista (42.56%). O MIFT, liderado por António José Carvalho conquistou assim cinco mandatos enquanto a lista do PS, encabeçada por Pedro Rodrigues, conseguiu quatro eleitos.
Concorreram à Assembleia de Freguesia de Tramagal cinco candidaturas nestas eleições de 2021. Além dos referidos MIFT e PS, a CDU conquistou 4,61% dos eleitorado, o PSD 3,95% e o BE 2,31%, não conquistando estas candidaturas qualquer mandato.
Desde 1976 que o poder local era exercido pelo PS, com exceção das eleições realizadas em 1985 (venceu o PPD/PSD) e 1989 (venceu o PCP/PEV). Em 2017, o MIFT perdeu as eleições para o PS por 61 votos.
Das 13 freguesias do concelho de Abrantes, 10 voltaram a dar vitória ao PS: Martinchel, Carvalhal, Fontes, Pego, Abrantes e Alferrarede, São Miguel do Rio Torto e Rossio ao Sul do Tejo, Bemposta, Mouriscas, Alvega e Concavada e São Facundo e Vale das Mós. O PSD voltou a conquistar a União de Freguesias de Aldeia do Mato e Souto e os independentes conquistaram, além de Tramagal, a freguesia de Rio de Moinhos.
Notícia relacionada:
Abrantes | Independentes ganham Tramagal e Rio de Moinhos e são segunda força nas freguesias