Dona Zezinha, já acamada, comemora 107 anos de uma vida plena na sua casa em Tramagal. Foto: DR

Hoje é dia de festa e de dar graças à vida. A avó Zezinha faz anos. 107 anos! É verdade. Josezinha Maria Tomás nasceu no dia 12 de dezembro de 1915, em Santa Margarida da Coutada, e viria a ser a irmã mais velha de oito irmãos, hoje já todos falecidos. Dona Zezinha assinalou hoje o aniversário na sua casa, em Tramagal, tendo soprado as velas e comido uma tigelada, um dos seus doces preferidos.

Josezinha Maria Tomás, carinhosamente conhecida e tratada por Zezinha, fez a instrução primária (4ª classe) em criança e viveu em diversas localidades devido à profissão do pai (carregador da CP). Estabeleceu a sua vida em Tramagal depois do casamento, onde reside até aos dias de hoje. Teve dois filhos, já falecidos, e tem quatro netos, dois bisnetos, e uma trineta.

Foi guarda de passagem de nível, costureira e até ensinou costura. “Sempre muito ativa, deu catequese, participava em atividades da igreja e sempre foi muito amiga de ajudar quem precisava”, conta-nos a sua neta.

Hoje, na fragilidade dos seus 107 anos, quase seis dos últimos acamada, “ainda sabe dizer que o Papa se chama Francisco e diz coisas que nos fazem rir e pensar”, refere ao mediotejo.net a sua neta, Lina Oliveira. “Haveria muito para dizer e escrever sobre a avó Zezinha mas gostava de dizer que tem sido uma honra e um orgulho acompanhar a sua vida, sendo que tem sido difícil os últimos anos assistir ao aumento das suas limitações físicas”, observa, feliz por acender as velas de mais um aniversário à sua avó.

A dona Zezinha já passou por duas guerras mundiais, vários papas e pandemias, uma das quais superou recentemente, com a covid-19, e continua em sua casa, em Tramagal, tendo hoje soprado as velas do seu 107º aniversário.

Dona Zezinha na festa do seu centenário ladeada pelos quatro netos (Tozé Oliveira, Fernando Oliveira, Vitor Oliveira e Lina Oliveira).

Este pequeno texto serve para” homenagear uma pessoa que certamente vai ficar no coração de quem a conhece, ainda hoje uma lutadora”, parabeniza a neta. “Parabéns, Avó Zezinha. És uma valente”. E lá se sopraram as velas e cantaram-se os parabéns pelo 107º aniversário a uma pessoa muito especial, que continua a ter espírito de humor a amor à vida, sendo a habitante mais idosa da freguesia de Tramagal.

A equipa do jornal mediotejo.net endereça os parabéns à dona Zezinha pelo seu 107º aniversário!

*Texto com colaboração da sua neta Lina Oliveira

Mário Rui Fonseca

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *