Coletividade SAT foi agraciada com a medalha de mérito municipal no dia do seu 120º aniversário. Foto: mediotejo.net

A Sociedade Artística Tramagalense (SAT), fundada a 1 de julho de 1901, foi agraciada pela Câmara de de Abrantes com a Medalha de Mérito Municipal no dia do seu 120º aniversário.

Numa cerimónia restrita, devido à pandemia, e realizada ao ar livre, na entrada da coletividade, as comemorações tiveram início às 10:30, com o içar das bandeiras, sob o hino da SAT, seguindo-se a sessão solene e a entrega de medalhas a cinco sócios mais antigos na presença do presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, e do Presidente da Junta de Freguesia de Tramagal, Vítor Hugo Cardoso, entre outros dirigentes e convidados.

Manuel Grácio, presidente da direção da Sociedade Artística Tramagalense, começou por mencionar o historial da coletividade, recordando que “foi Eduardo Duarte Ferreira que adquiriu o instrumental em Galveias, era usado, mas serviu perfeitamente o seu propósito”, afirmando que “nesta casa, a que chamam Catedral da Cultura, muitos projetos nasceram na área cultural, do folclore, desportiva, entre tantas outras”.

Fundada a 1 de julho de 1901, a SAT é conhecida com a Catedral da Cultura em Tramagal. Foto: mediotejo.net

O dirigente referiu ainda que “com a pandemia tem sido difícil viver” e destacou o importante apoio da Junta de Freguesia de Tramagal e do Município, através do FINAbrantes “que é fundamental para a nossa sobrevivência”.

Vítor Hugo Cardoso, presidente da Junta de Freguesia de Tramagal, felicitou a SAT pelos seus 120 anos destacando que “é uma data muito importante para a nossa Freguesia e para que todos saibam que o associativismo está vivo no Tramagal”.

Na ocasião, Manuel Jorge Valamatos felicitou a Instituição por estes 120 anos de atividade ao serviço da comunidade tramagalense e do concelho de Abrantes, entregando a Manuel Grácio a Medalha de Mérito Municipal.

“Entregamos a Medalha de Mérito Municipal não só pelos 120 anos da SAT, mas pretendemos também agradecer este trabalho continuado na formação de jovens e adultos e na área da Cultura”, destacou o presidente da Câmara de Abrantes, acrescentando ainda que “a SAT é um excelente exemplo de continuidade, resiliência e dedicação”.

SAT agraciada com a medalha de mérito municipal no dia do seu 120º aniversário. Foto: Paulo Seabra

Neste dia de festa contida, com pouco mais de duas dezenas de participantes, a SAT entregou ainda cinco medalhas de antiguidade a Carlos Filipe, Isidro Pratas, João Moreira Pacau, Augusto Subtil e Norberto Andrade, estes dois últimos ausentes, e todos com mais de 40 anos como associados da Sociedade Artística Tramagalense.

Para assinalar o 120º aniversário, a SAT organiza no sábado, dia 3 de julho, pelas 21h30, um concerto com Joana Cota e muitos músicos convidados. O concerto terá a lotação máxima de 80 participantes e os bilhetes deverão ser reservados através do email sat.bilhetes@gmail.com ou do telefone 926 004 132.

SAT assinalou 120 anos de atividade contínua em Tramagal a 1 de julho de 2021. Foto: mediotejo.net

Mário Rui Fonseca

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.