Uma carrinha ligeira da Junta de Freguesia de Tramagal, equipada com um kit de primeira intervenção para combate a incêndios, foi fundamental para resolver um problema que poderia ter assumido consequência mais gravosas na sexta-feira. Quando o helicóptero e os bombeiros de Abrantes chegaram ao local, já o presidente da Junta havia debelado as chamas junto à linha de caminho de ferro, evitando que o incêndio aumentasse de proporções.
Quando soou o alerta de incêndio junto à estação da CP, em Tramagal, ao final da tarde de sexta-feira, a primeira viatura a dirigir-se para o local foi a carrinha equipada com um kit de primeira intervenção de combate a incêndios pertença da Junta de Freguesia. Conduzida pelo próprio presidente da Junta, foi Vítor Hugo Cardoso, apoiado por alguns populares, quem acionou a moto bomba e as mangueiras fazendo uso dos 500 litros de água que o tanque comporta no combate direto às chamas.
A carrinha estreou-se este ano integrando o dispositivo municipal de combate a incêndios e quando os bombeiros chegaram de Abrantes, a cerca de 12 quilómetros de distância, já a situação estava controlada. A chegada dos cerca de 60 bombeiros, 12 viaturas e um meio aéreo tudo muito rápida, mas a carrinha da junta de freguesia, pela sua proximidade, foi fundamental no ataque inicial, impedindo que as chamas evoluíssem para zona florestal.

“É um incêndio sem história, que são os melhores, e graças à carrinha da junta”, disse ao mediotejo.net o comandante dos bombeiros de Abrantes, António Manuel Jesus, elogiando a importância do pré-posicionamento das viaturas das juntas de freguesia e celeridade com que chegam ao local do incêndio, efetuando um primeiro combate até que cheguem os reforços.
Vitor Hugo Cardoso, presidente da Junta, disse que a carrinha estava pré-posicionada e avançou imediatamente para o local, sendo a estreia efetiva do kit de combate a incêndios. No caso, as chamas deflagraram junto à estação da CP, perto da zona industrial e de uma zona verde e que, com o vento que se fazia sentir no local poderia ter evoluído para uma situação mais perigosa.
O autarca disse ainda que a carrinha, no seu ano de estreia, já esteve presente em dois episódios de incêndios na Rua do Centro Agrícola, no centro da vila, ambos às 02:00, ambos na mesma semana, mas que os bombeiros resolveram com celeridade sem ser necessária a utilização do kit de primeira intervenção.

No plano municipal de combate a incêndios (DECIR 2020) há a destacar este ano há a destacar o reforço das equipas de primeira intervenção e de vigilância, quer dos kits das juntas de freguesia, reforçados com mais uma equipa gerida pela Junta de Freguesia de Tramagal, mas também no âmbito dos sapadores florestais (Associação de Agricultores e CIMT).
Este ano 2020, a Câmara Municipal de Abrantes faz um investimento de 125.000,00€ para a operacionalização destes kits de primeira intervenção contra incêndios, geridos por sete Juntas de Freguesia: Abrantes e Alferrarede, Aldeia do Mato e Souto, Bemposta, S. Facundo e Vale das Mós, Rio de Moinhos, Mouriscas e Tramagal.

As carrinhas ligeiras das juntas de freguesia integram o DECIR, no âmbito municipal, para responder de forma mais rápida e eficaz no ataque aos incêndios, na sua fase inicial, até que cheguem os reforços ao local do incêndio, sendo uma mais-valia pela sua proximidade e rapidez.
As viaturas estão equipadas com maquinaria, mangueira e tanque com capacidade de 600 litros de água, estando também apetrechadas com rádios de comunicação. Nos períodos de alerta laranja e vermelho, estarão pré posicionadas em Locais Estratégicos de Estacionamento (LEE), dentro do limite da respetiva freguesia, locais esses definidos previamente pelo Comandante dos Bombeiros Voluntários de Abrantes.