Associação de Reformados de Tramagal assinalou 22 anos em atividade e lembra idosos mais desfavorecidos. Foto: ARTRAM

Fundada a 25 de outubro de 2000, a Associação de Reformados da Freguesia de Tramagal (ARTRAM) assinalou o seu 22º aniversário com um almoço convívio que reuniu dirigentes, professores e alunos da Universidade Senior, autarcas e amigos na sede da instituição. Manuel Pio, presidente da direção, lembrou a génese da ARTRAM, as necessidades de intervenção na cobertura do edifício-sede e a preocupação com os efeitos da crise nos idosos mais desfavorecidos e com maiores dificuldades económicas.

Em declarações ao mediotejo.net, Manuel Pio, presidente da direção da ARTRAM, associação que ajudou a fundar em 2000 com António José Contente e António Marcão, falou da importância social da instituição para a comunidade mais idosa de Tramagal, deu conta das necessidades de investimento ao nível do telhado, com as infiltrações verificadas nas últimas chuvadas, e manifestou a sua preocupação pelo facto da crise económica estar a afetar os mais desfavorecidos, que não puderam participar neste almoço convívio, apesar do preço simbólico, e antevendo as mesmas, ou mais dificuldades, para o período do Natal.

Manuel Pio, presidente da direção da ARTRAM. Foto: mediotejo.net

ÁUDIO | MANUEL PIO, PRESIDENTE DA ARTRAM:

A Universidade da Terceira Idade de Tramagal (UTIT), que é a espinha dorsal das atividades da ARTRAM e ministra as aulas nas instalações da sede da ARTRAM – Associação de Reformados de Tramagal, arrancou em setembro com cerca de 50 alunos inscritos e 15 professores voluntários, estando as inscrições sempre abertas e a um preço simbólico de dois euros mensais.

A UTIT vai contar este ano letivo com coordenação de Paula Vicente com as aulas a decorrerem durante os dias de semana, em vários horários, sendo ministradas, entre outras, as disciplinas de Informática, Saúde, Língua Portuguesa, Geografia e História, Inglês, Educação Física, e Artes das Agulhas.

Universidade Senior iniciou este ano letivo com cerca de 50 alunos e 15 professores voluntários. Foto: mediotejo.net

As inscrições efetuam-se nas instalações da associação e a ARTRAM assegura transporte gratuito a quem tiver necessidade de apoio nas deslocações para as aulas e daí para o seu domicílio. Para solicitar o transporte deve contactar a ARTRAM pelos telefones: 241897454; 969858454; 961327584.

ARTRAM assinalou 22 anos em atividade em Tramagal. Foto: mediotejo.net

Mário Rui Fonseca

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *