Entrevista a Vitor Hugo Cardoso, presidente da Junta de Freguesia de Tramagal
Tramagal assinala no próximo domingo, dia 3 de julho, 30 anos de elevação à categoria de Vila, sendo a única freguesia com esse estatuto no concelho de Abrantes. Ao longo do próximo ano, Tramagal vai assinalar este aniversário com a realização de 30 eventos, iniciativas que culminarão a 24 de junho de 2017, dia em que Tramagal assinalará 263 anos de elevação a freguesia (1754-2017).
A 3 de julho, as celebrações do aniversário da Vila principiam às 10:00 com uma sessão solene que vai decorrer nos antigos escritórios da Metalúrgica Duarte Ferreira (MDF), local onde serão efetuadas as intervenções oficiais e a apresentação de dois projetos para o Tramagal: o projeto de museografia do Museu Metalúrgica Duarte Ferreira e a apresentação do projeto do monumento aos Combatentes da Guerra do Ultramar.
O mercado diário vai acolher mais uma edição da Feira Franca (10:00-17:00), e a tradicional missa de domingo será celebrada ao ar livre, às 12:00, no Largo dos Combatentes. Será ainda na praça central do Tramagal que o projeto musical tramagalense ‘Viver a Música’ dará um concerto de aniversário da Vila de Tramagal, pelas 17:30, num espetáculo que conta sempre com muita animação e com músicas que atravessam várias gerações.

Em entrevista ao mediotejo.net, (ver vídeo) o presidente da Junta de Freguesia de Tramagal, Vitor Hugo Cardoso (PS), falou da tradição e da modernidade, da força da história, do Tejo e da metalurgia, dos fatores de esperança, e dos principais desafios que se levantam ao Tramagal.
O seu telefone não parou de tocar durante as cerca de duas horas que estivemos com o autarca, com os mais variados pedidos e solicitações. “É na caça e na agricultura, num terreno que tenho, que consigo descomprimir de uma vida que é feita de muito stress”, atira, antecipando a pergunta que se perfilava.
Sportinguista confesso e com 55 anos de idade, Vitor Hugo gostava de ter mais tempo para a caça, o seu passatempo preferido, a par dos convívios com os amigos e com a família, tendo lembrado ao mediotejo.net como surgiu o convite para se candidatar pela primeira à Junta de Freguesia. O autarca não enjeita, todavia, a possibilidade de concorrer a um terceiro mandato, nas eleições autárquicas do próximo ano.
Natural de Crucifixo, Tramagal, aldeia que viu crescer o comerciante que tem dois filhos e que divide o seu tempo com a loja que gere a meias com a sua esposa e com os afazeres na Junta de Freguesia, Vitor Hugo Cardoso abordou ainda a conjuntural e corrosiva desertificação do interior e a necessidade de uma nova travessia sobre o rio – uma antiga aspiração de um povo que quer crescer e reforçar a qualidade de vida e conseguir a fixação de quadros jovens qualificados através do crescimento industrial e comercial.
“Temos de ser fortes e estarmos unidos para fazermos desta Vila aquilo que ela merece ser: um Tramagal que se preocupa e trabalha para o bem-estar de todos e que quer ser um exemplo para o concelho e para o país”, defende.