A festa do desporto em Ferreira do Zêzere. Foto: mediotejo.net

Prova com organização de excelência por parte do Clube de Atletismo de Ferreira do Zêzere, na sua VIII edição teve mais de um milhar de atletas inscritos divididos por vários escalões, nas distâncias K50, K35, K20, K14, caminhada e trailinho, onde a modalidade se caracterizou pela competição saudável, muito respeito pela natureza e pelos outros participantes. O Trail do Zêzere tem todos estes ingredientes, acrescido da belíssima vista sobre a albufeira da barragem de Castelo de Bode.

Na caminhada de domingo, o grande vencedor terá sido o jovem Rodrigo, que nasceu com problemas no aparelho locomotor, ainda andou de muletas, mas após as cirurgias a que foi submetido, foi piorando e agora, para se deslocar, só de cadeira de rodas. Mas isso não o impediu de participar na prova, com o apoio da família e amigos, tendo sido um momento de grande alegria para o Rodrigo e toda a família.

A festa do desporto inclusivo em Ferreira do Zêzere. Foto: mediotejo.net

ÁUDIO | PAI DO JOVEM RODRIGO COMENTOU O MOMENTO:

Luís Mota, atleta de mão cheia, na pista, na estrada, nos trilhos, nas maratonas, e nas ultramaratonas, é professor em Ferreira do Zêzere e pôs mãos à obra, quando se apercebeu que o jovem Rodrigo Alcobia tinha o sonho de realizar a prova. E quando o homem sonha, a obra nasce.

Luís Mota. Foto: mediotejo.net

ÁUDIO | LUÍS MOTA, DINAMIZADOR DO EVENTO INCLUSIVO:

Conhecedor do meio, estabeleceu os contactos necessários para que o sonho/desejo do Rodrigo se realizasse. Clube de Atletismo de Ferreira do Zêzere (Luís Graça) Núcleo de Espeleologia de Leiria, (António Lourenço) e Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere, tendo sido determinante o apoio e estabelecimento de parcerias por parte da sua diretora, a professora Lina Serra.

O jovem Rodrigo rodeado de amigos cumpriu o desejo de participar no Trail do Zêzere. Foto: mediotejo.net

Na 8ª edição do trail do Zêzere, lá estava o Rodrigo sentado numa cadeira, concebida para este efeito, sorridente…atrevo-me a dizer que estava de alma cheia, como todos nós que estávamos a ver, o que parecia impensável.

Tenho para mim que terão sido vividos um rol de momentos dos mais extraordinários e mais fantásticos do que se possa imaginar. O desporto é mesmo uma grande família.

Trail do Zêzere – A festa do desporto inclusivo marcou a edição 2022 do evento. Foto: DR

Trail do Zêzere – A festa do desporto em comunhão com a natureza

António Almeida, à passagem do km 26, acabou por vencer a prova dos 35 km. Foto: mediotejo.net

O trail running ou corrida todo o terreno, consiste em correr “fora de pista”, por trilhos de montanha ou caminhos secundários, através de montanhas e colinas, com declives acentuados, onde continuamente se sobe e desce cruzando pequenos riachos, com fundos rochosos e com pouca água, subida de pedras, entre outros tipos de piso com terrenos acidentados, é tudo isto e muito mais que se encontram neste tipo de provas.   Por vezes a tecnicidade e dureza do trail running impede que os atletas consigam correr, tendo que caminhar, saltar e subir pedras…

É uma modalidade muito caracterizada pela competição saudável, com muito respeito pela natureza e pelos outros participantes. Na edição de 2022 registo para um total de 1033 inscritos, dos quais 75 no Trailinho.

Por distância:  K50 – 82 inscritos,  K20 – 244 inscritos;  K35 – 101 inscritos;  K35 – 101 inscritos. Caminhada de sábado – 224 inscritos, caminhada de domingo – 184 inscritos.

Dos 550  atletas inscritos nas distância do Trail, chegaram ao final um total de 468 participantes: 63 do K50; 82 do K35; 211 do K20; e 112 do K14.

O Trail do Zêzere é um evento consolidado a nível regional e nacional, tendo Luís Graça, presidente do Clube de Atletismo de Ferreira do Zêzere, falado desta edição e antecipado a prova de 2023.

Luís Graça, presidente do Clube de Atletismo de Ferreira do Zêzere

ÁUDIO | LUÍS GRAÇA, PRESIDENTE CLUBE ATLETISMO FERREIRA DO ZÊZERE:

Classificações: Na distância maior, os 50 km, foram vencedores:

Masculinos

1          AYMERIC SMOLEVSKY            06:04:02

Luiz Mota a correr em terras que muito bem conhece obteve, quebrou um pouco na parte final, obteve um bom 6º lugar da geral:

6          LUIZ MOTA                             06:35:23

7          HUMBERTO VARA      com     06:37:59, foi o atleta da casa melhor classificado.

Femininos

TERESA CONCEIÇÃO   com o tempo de 11:16:50, 59º. da geral foi a vencedora.

Na distância de 35km foram vencedores:

Masculinos

1           ANTÓNIO ALMEIDA               03:34:33

Femininos

7          ANA OLIVEIRA                         04:37:32

Na distância de 20km foram vencedores:

Masculinos

1          TIAGO VIEIRA                         01:51:54

2          MARCO FRANCISCO               01:52:35

Femininos

27        TETYANA VAKULYUK              02:34:10

Na distância de 14km foram vencedores:

Masculinos

1          JORAM DESCHEEMAEKER      01:11:40

Femininos

19        EUGÉNIA ISAÍAS                      01:34:25

Caminhada, com uma distância de cerca de 14 km, saíram vencedores todos os caminheiros.

Resultados detalhados em  https://lap2go.com/pt/event/trail-zezere-2022/timetable

José Paulo Marques

Natural e residente na freguesia de Sabacheira, Tomar, militar na reforma, amante da arte da fotografia, gosta de retratar atividades culturais e desportivas para fazer a sua divulgação, colaborando com vários meios na imprensa local. É um amante inveterado dos animais, da natureza, do silêncio e da leitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *