Trail de 100 km de Abrantes regressa em outubro de 2022. As inscrições estão já abertas. Foto arquivo: Alexandra Simão

Começou por ser um evento que integrou as comemorações do centenário da elevação de Abrantes a cidade, em 2016, mas a adesão e sucesso fez com que cumprisse outras edições. Em 2019, última edição antes da pandemia interromper a sua realização consecutiva, o evento reuniu 730 atletas que correram pelas localidades do concelho, vindos do Brasil, Espanha, França, Grã-Bretanha, Hungria, Moçambique, República Checa, Roménia, Ucrânia e Portugal. Este ano cumpre-se a 5ª edição a marcar o regresso aos trilhos, correndo por montes e vales, em Abrantes.

Trata-se de “um percurso feito à medida para quem queira estrear-se em longas distâncias ou desfrutar de um momento único de superação com um grupo de amigos”, refere o Clube de Orientação e Aventura (COA), membro da organização juntamente com o Município de Abrantes. O Trail Abrantes 100 é igualmente caraterizado “pelo percurso fácil, bem marcado e com excelentes abastecimentos”.

Foto: Trail Abrantes 100

Esta prova de trail é marcada pelo grande envolvimento comunitário, contando com voluntários das dezenas de associações e clubes do concelho que serão responsáveis pelos PAC do percurso (Postos de Abastecimento e Controlo), vestindo a camisola e trazendo ao evento “um calor humano e hospitaleiro, que já é uma imagem de marca do evento”.

A par disso, a organização destaca a preocupação pelo “impacto ambiental nulo, aliado à promoção do potencial turístico, gastronómico e cultural da região”.

Existem seis possibilidades de participação, podendo ser feito a solo ou com uma estafeta de amigos, em diferentes distâncias: 100km, 50km, 25km, estafeta 2x50km, estafeta 4x25km e Kids (prova lúdica).

Trail Abrantes 100 estreou-se no ano de centenário da elevação de Abrantes a cidade, em 2016, partindo do Tecnopolo, em Alferrarede. Foto: mediotejo.net

As partidas estão previstas para a 1 hora do dia 15 (100km e Estafetas), 8 horas (50km), 9 horas (25km) e 15 horas (Kids).

O Trail Abrantes 100 é uma prova certificada pela ATRP – Associação de Trail Running de Portugal que integra os Circuitos Nacionais de Trail Ultra Endurance (TA100 – K100), Trail Ultra (TA100 – K50) e Trail (TA100 –K25). Esta competição, reconhecida pela ITRA – International Trail Running Association, é também uma prova UTMB World Séries Qualifier.

As inscrições podem ser efetuadas até ao dia 2 de outubro, em www.trilhoperdido.com

Mais informações através do email trailabrantes100@gmail.com ou da página de Facebook.

Joana Rita Santos

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.