José Saramago. Foto: DR

Este ano celebra-se o centenário de José Saramago, Prémio Nobel português, e, de modo a assinalar esta efeméride, o Torreshopping, em Torres Novas, recebe um ciclo de cinema gratuito durante os domingos do mês de julho, o qual vai apresentar algumas das obras do autor natural de Azinhaga (Golegã) que foram adaptadas para filme.

Com o objetivo de melhor dar a conhecer e entender o espólio de José Saramago, o principal centro comercial de Torres Novas recebe assim “O ano da Morte de Ricardo Reis” (10 julho), “Homem em Duplicado” (24 julho) e o documentário “José e Pilar”(31 julho).

As sessão são gratuitas, podendo os bilhetes ser levantados na bilheteira do cinema.

“O dia 16 de novembro de 2022 assinala o centenário do autor português nascido no concelho da Golegã, junto a Torres Novas. Em articulação com outras entidades, como a Fundação José Saramago, o Torreshopping tem vindo a celebrar esta efeméride, celebrando o autor, não só enquanto cidadão, mas enquanto criador de um espólio que engrandece a história cultural e literária do nosso País”, refere Joaquina Romão, diretora do Torreshopping, em comunicado enviado ao nosso jornal.

“Sem futuro, o presente não serve para nada, é como se não existisse. […] A nossa maior tragédia é não saber o que fazer com a vida. […] Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo.” – José Saramago

O mesmo comunicado refere que, até ao final do ano, estão planeadas outras atividades no âmbito deste tema a desenvolver no centro comercial, as quais têm como objetivo “transmitir os valores das mais variadíssimas obras de José Saramago”.

Rafael Ascensão

Licenciado em Ciências da Comunicação e mestre em Jornalismo. Natural de Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha, mas com raízes e ligações beirãs, adora a escrita e o jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.