Créditos: DR

Torres Novas vai ter quadro “grandes obras” financiadas pelo PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) no campo da saúde, nomeadamente para a construção da Unidade de Saúde Familiar (USF) Cardilium, bem como para a realização de obras no edifício da USF Nove Torres (Riachos) e intervenções de melhoria no posto médico da Brogueira e na Unidade de Saúde Pública (USP) de Torres Novas, revelou Pedro Ferreira (PS), presidente da Câmara Municipal, na última reunião camarária de 13 de julho, fazendo também um ponto de situação sobre os médicos no concelho.

Ao que o mediotejo.net apurou no site recuperarportugal.gov.pt, a construção da USF Cardilium tem um limite máximo de financiamento de 1.371.949,89 €, enquanto o financiamento para a USF Polo Brogueira está limitado a 165 mil euros e a Unidade de Saúde Pública de Torres Novas a 150 mil euros.

ÁUDIO | Pedro Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Torres Novas

“São quatro grandes obras que vão ser financiadas pelo PRR em termos de saúde, num diálogo, obviamente permanente, com a ARS Lisboa e Vale do Tejo”, disse Pedro Ferreira.

O líder da autarquia torrejana fez ainda um ponto de situação sobre a colocação de médicos no concelho, afirmando que “está resolvida da melhor forma possível, face à falta de médicos, a questão de Parceiros de Igreja e Alcorochel”, referindo que esta localidade tem consultas duas vezes por semana em quatro períodos de consulta, tendo em conta que a médica que aí prestava cuidados regressou ao serviço a 4 de julho.

No caso de Chancelaria, foi colocada uma médica de família por mobilidade no início de julho, sendo que em Casais de Igreja não existe médico de momento, uma vez que a profissional que aí trabalhava rescindiu o contrato em junho, explicou Pedro Ferreira, acrescentando que se está a “tentar encontrar uma solução”.

Rafael Ascensão

Licenciado em Ciências da Comunicação e mestre em Jornalismo. Natural de Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha, mas com raízes e ligações beirãs, adora a escrita e o jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.