Feira de Época em Torres Novas. Foto arquivo: DR

A Feira de Época de Torres Novas – Memórias da História arranca esta quarta-feira, 29 de maio, e decorre até domingo, 2 de junho, com a tradicional ambiência medieval potenciada por várias dezenas de mercadores e a participação de voluntários trajados a rigor, para além de diversos momentos de recriação histórica.

O tema deste ano é a inquisição do século XVII, através da figura de D.Pedro de Lencastre, inquisidor-geral entre 1671 e 1673 e 5º Marquês de Torres Novas. As encenações históricas arrancam pelas 21h00 de quarta-feira, na praça 5 de Outubro.

Feira de Época arranca esta quarta-feira em Torres novas. Foto: Luís Ribeiro

Em 2018 a Feira de Época registou mais de 80 mil entradas ao longo dos cinco dias, número que tem confirmado o potencial do evento, um dos mais bem conseguidos a nível regional. Nesta edição, a ação tem lugar na década de 70 do século XVII.

Feira de Época em Torres novas. Foto: Luís Ribeiro

No recinto da feira, à semelhança dos outros anos, o visitante vai encontrar inúmeros cenários e personagens. Percorrer a mouraria, empunhar espadas na praça d’armas, conhecer outras histórias no Paço dos Robertos, provar iguarias numa das muitas bodegas da feira ou entrar no submundo dos enfermos e desvalidos no Postigo da Traição, um dos locais mais concorridos do certame, são algumas das experiências que já têm habituado o visitante.

Feira de Época regressa a Torres Novas. Foto: Luís Ribeiro

A feira tradicionalmente arranca ao fim da tarde do dia de abertura, mas as primeiras dinamizações históricas ocorrem apenas a partir das 21h00, na praça 5 de Outubro.

As pulseiras livre-trânsito para os cinco dias têm o custo de 7 euros e a pulseira diária 5 euros. Há descontos de família nas pulseiras diárias e a entrada é gratuita para crianças até aos 12 anos, inclusive.

Feira de Época. Foto: Luís Ribeiro

Narra a sinopse: “a Inquisição e os Tribunais do Santo Ofício são instituições que representam o poder e através das quais ele se manifesta. Dona de um controlo social feroz, a Inquisição, leva a cabo perseguições, encarceramentos, torturas e autos de fé. A par de outras perseguições, condenações e de proibições várias, a intolerância e a vigilância dos comportamentos dos cristãos-novos e de suas famílias têm ainda nesta época um cariz muito violento, onde a denúncia e o medo marcam os comportamentos do dia-a-dia.As mulheres são socialmente, também, bastante controladas, situação que se perpetua e que não é nova. Regista-se o grande número de mulheres que são enviadas para conventos como forma de penitência”.

Feira de época começa esta quarta-feira em Torres Novas. Foto: Luís Ribeiro

“Os desvios à norma eram feitos em segredo e em refúgios. Se alguma confidência se deixava escapar, ao pecador a confissão era arrancada pela tortura, física e psicológica. Sempre em nome de Deus e da remissão dos pecados, com forte componente, quer cénica, quer pedagógica, tanto no castigo como na absolvição. Reina em Portugal D. Pedro II, irmão do malogrado Afonso VI. Vivem-se tempos sombrios”, pode ler-se no texto de apresentação e enquadramento histórico do evento.

Feira de Época decorre em Torres Novas de 29 de maio a 2 de junho. Foto: Luís Ribeiro

PROGRAMA: 

29 de maio – quarta-feira

21h00 Sbandieratori . Praça

22h00 Os dias da vila . Praça

23h00 Sbandieratori . Anfitheatro

00h30 Maleficarvm – insubmissas (Espectáculo de Fogo) . Praça

 

30 de maio – quinta-feira

15h00 A Donzela Vai à Guerra . Jardim dos Infantes

16h00 Um Burro na História . Jardim dos Infantes

17h00 Alforria . Jardim dos Infantes

17h30 Sbandieratori . Praça

18h00 O Tesouro . Jardim dos Infantes

18h30 Heresias, queixas e pecados . Praça

19h00 Um Burro na História . Jardim dos Infantes

19h00 Baile dos Petizes . Praça

19h30 Tosta Mista o Bobo da Corte  . Anfitheatro

20h00 Falcoaria . Voo de Galanteio .  Praça

21h00 Tudo por uma Donzela . Jardim dos Infantes

21h00 Sbandieratori . Praça

21h30 Trovas e Cantigas . Anfitheatro

22h00 A chegada do Inquisidor . cortejo

23h30 Sbandieratori . Praça

 

31 de maio – sexta-feira

10h00 Alvíssaras aos Petizes . Cortejo

19h30 Sbandieratori . Praça

20h00 Falcoaria . Voo de Galanteio .  Praça

20h00 Ceia . alcaidaria

21h00 Um Burro na História . Jardim dos Infantes

21h00 Demonstração de Armas . Praça

21h30 Semper Phydellius . Igreja Salvador

22h30 Reúne-se o conselho . Estátua de D. Sancho

23h00 Sbandieratori . Praça

23h30 A Donzela Vai à Guerra . Praça

00h30 A´Ruada + Saltarellus  . Anfitheatro

01h00  Sbandieratori . Praça

 

1 de junho – sábado

15h00 O Tesouro . Jardim dos Infantes

15h30 Helena Madeira . Igreja Salvador

16h00 Um Burro na História . Jardim dos Infantes

16h30 Eduardo Ramos Moçarabe . Igreja Salvador

17h00 Tudo por uma donzela . Jardim dos Infantes

17h30 Sbandieratori . Praça

18h00 Helena Madeira . Igreja Salvador

18:00 Um Burro na História . Jardim dos Infantes

18h30 O julgamento dos prevaricadores . Praça

19:00 Eduardo Ramos Moçarabe . Igreja Salvador

19h15 I Grande Torneio Tiro com Arco . Praça de Arqueiros

19h30 Tosta Mista o Bobo da Corte  . Anfitheatro

19h45 O Matrimónio . castelo

20h00 Falcoaria . Voo de Galanteio .  Praça

21h00 Sbandieratori . Anfitheatro

21h00 Baile dos petizes. Praça

21h30 Tosta Mista o Bobo da Corte  . Anfitheatro

22h00 Eduardo Ramos Moçarabe . Igreja Salvador

22h30 Baile . Praça

00h30 A´Ruada + Saltarellus . Anfitheatro

01h00 Sbandieratori . Praça

 

2 de junho – domingo

15h00 Eduardo Ramos Moçarabe . Igreja Salvador

15h30 Ronda à vila . cortejo

15h30 Sbandieratori . Praça

16h00 Um Burro na História . Jardim dos Infantes

16h00 Helena Madeira . Igreja de Salvador

16h30 Santo Oficio . Praça

16h30 O Tesouro . Jardim dos Infantes

17h00 Sbandieratori . Praça

17h00 Eduardo Ramos Moçarabe . Igreja de Salvador

17h30 Sbandieratori. Praça

18h00 Helena Madeira . Igreja Salvador

18h00 Um Burro na História . Jardim dos Infantes

18h30 A leitura das sentenças . Estátua de D. Sancho

19h00 Tosta Mista o Bobo da Corte  . Anfitheatro

19h30 Sbandieratori . Praça

19h30 Eduardo Ramos Moçarabe . Igreja de Salvador

20h00 Falcoaria . Voo de Galanteio .  Praça

20h30 Demonstração de Armas . Praça

21h00 Baile . Praça

22h00 Cortejo de Despedida . Praça

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

Deixe um comentário

Leave a Reply