Secretário de Estado da Internacionalização visitou a Renova em Torres Novas. Foto: CMTN

O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, visitou a Renova na quinta-feira, acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira. Esta visita faz parte de um roteiro empresarial no distrito de Santarém, no âmbito da iniciativa #PortugalOpenforBusiness.

A iniciativa tem por objetivo promover – interna e externamente – o relançamento da atividade económica nacional. Envolve visitas a empresas e associações de diversos setores em vários distritos, mas também ações de sensibilização nos principais mercados de destino das exportações nacionais.

A Renova foi uma das empresas visitadas, tendo em conta o seu volume de exportações e a sua notoriedade internacional. Fundada em 1939, está hoje presente em mais de 60 países. Em 2019, as exportações de bens da região de Santarém ascenderam a 1 777 milhões de euros, um aumento de 5,6% comparativamente a 2018.

O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, esteve ainda na quinta-feira no concelho de Ourém, acompanhado, institucionalmente, pelo Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque. Nesse sentido, Eurico Brilhante Dias teve oportunidade de visitar a Filstone, Comércio de Rochas, S.A, conhecer as suas instalações e observar um pouco da sua atividade extrativa, numa visita integrada num roteiro empresarial que, no mesmo dia inclui ainda visita à Renova, em Torres Novas e à unidade da Mitsubishi no Tramagal.

O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, esteve ainda na quinta-feira no concelho de Ourém. Foto: CMO

O secretário de Estado da Internacionalização visitou ainda na quinta-feira a fábrica da Mitsubishi Fuso (MFTE) em Tramagal, Abrantes, para promover o relançamento da atividade económica nacional e “relançar as bases” para a dinâmica exportadora verificada em 2019.

“Se Portugal já tinha uma boa imagem externa antes desta crise [pandémica], a verdade é que internacionalmente reforçou essa boa perceção externa e temos de vantagens [dessa boa perceção] para fazer o relançamento das exportações e do trabalho que temos feito de angariação de investimento direto estrangeiro”, disse à Lusa Eurico Brilhantes Dias, no final da visita à fábrica da Mitsubishi Fuso Truck Europe (MFTE), empresa ligada ao setor automóvel e considerada a maior exportadora do distrito de Santarém no ano passado.

Depois de ter visitado os distritos de Leira, Lisboa e Setúbal, o governante decidiu visitar três empresas da região de Santarém, a MFTE, fábrica de montagem de camiões, a Renova – fábrica de papel em Torres Novas, e a Filstone, em Fátima (Ourém), ligada ao comércio de rochas, visita integrada num roteiro empresarial que vai decorrer até ao final do ano em todo o país no âmbito da iniciativa #PortugalOpenforBusiness.

O governante inciou o périplo na quinta-feira no distrito de Santarém pela fábrica da Mitsubishi Fuso, em Tramagal (Abrantes). Foto: mediotejo.net

“Portugal em 2019 atingiu um recorde em angariação de investimento direto estrangeiro, atingimos em 2019 o recorde de contratos de investimentos assinados pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), e tínhamos atingido no final de 2019 um recorde de exportações, 93,6 mil milhões de euros de exportações em 31 de dezembro de 2019 e aquilo que temos de fazer é de relançar as bases para voltar a esses números o mais cedo possível e é esse o trabalho que estamos a fazer”, notou o governante.

O ‘périplo’ nacional que o secretário de Estado da Internacionalização encetou tem por objetivo promover – interna e externamente – o relançamento da atividade económica nacional, e envolve visitas a empresas e associações de diversos setores em vários distritos, mas também ações de sensibilização nos principais mercados de destino das exportações nacionais.

c/LUSA

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

Leave a Reply