O triatleta português Ricardo Batista, do Clube de Natação de Torres Novas (CNTN) sagrou-se hoje campeão europeu de triatlo sprint, ao vencer a final da prova de elite nos Europeus que decorrem na Turquia, tendo-se sagrado também campeão europeu de sub-23. Também o irmão de Ricardo, João Batista, de 17 anos sagrou-se hoje campeão europeu em juniores, num dia histórico para o clube torrejano.
“Este é um “capítulo” inédito e incomparável da história do Clube de Natação de Torres Novas, da cidade de Torres Novas, e de Portugal, escrito hoje em Balikesir na Turquia, no Campeonato da Europa de Triatlo, com 3 títulos europeus conquistados no mesmo dia, num campeonato europeu”, afirmou o CNTN na sua página oficial, tendo destacado a “dupla conquista” de Ricardo Batista, de 22 anos, sagrando-se campeão da Europa em triatlo em elites e sub-23, e de João Nuno Batista, irmão mais novo de Ricardo, novo campeão da Europa de triatlo em juniores.
Ricardo Batista impôs-se na final de Elites com o tempo de 20.34 minutos, após completar os três segmentos do percurso (natação, ciclismo e corrida), batendo por cinco segundos o alemão Lasse Nygaard Priester (20.93) e por 11 o neerlandês Richard Murray (20.45).
Os outros portugueses que disputaram a final A terminaram em posições mais modestas: Gonçalo Oliveira foi 21.º classificado, com o tempo de 21.24 minutos, e Tiago Fonseca foi 29.º, com 22.50.
No setor feminino, Maria Tomé, também do CNTN, foi a melhor atleta portuguesa, ao terminar em 17.º lugar da final, com o tempo de 23.52 minutos, enquanto Inês Rico foi 27.ª classificada, com 24.34, numa prova vencida pela francesa Mathilde Gautier (23.05).

O dia tinha começado bem para Portugal, com João Nuno Batista a sagrar-se campeão europeu de juniores, ao vencer a final da prova daquele escalão (AQUI), com o tempo de 20.59 minutos, à frente do húngaro Zálan Hóbor (21.18), segundo classificado, e do italiano Euan de Nigro (21.19), terceiro.

Já o outro português que competiu na final, Gabriel Santos, foi 30.º e último, com o tempo de 23.42 minutos.
Na vertente de juniores femininos, Maria Gonçalves, que na sexta-feira tinha sido afastada da final A, disputou hoje a final B, ficando na quinta posição, em 25.26 minutos.
C/LUSA