Depois de “Os Verdes” e do PS, também o PSD entregou um projeto de resolução à Assembleia da República, a ser apresentado aquando o debate em torno da petição sobre a ribeira da Boa Água, discutida a 19 de julho, quarta-feira. O apelo é semelhante aos restantes partidos, recomendando que o Governo proceda a um conjunto de ações tendentes à despoluição do rio Almonda e seus afluentes.
O documento, a que o mediotejo.net teve acesso, começa por referir que “a ribeira da Boa Água é uma linha de água que integra a rede hidrográfica do Rio Almonda, um recurso hídrico de importância fundamental para o desenvolvimento do concelho de Torres Novas e de toda uma região que integra a Bacia Hidrográfica do Tejo”. Porém “ao longo dos anos avolumam-se as denúncias quanto ao aparecimento de persistentes focos de poluição nesta linha de água”.
O PSD refere as reivindicações da petição “Salvemos a ribeira a Boa Água”, subscrita por 5700 assinaturas, para que seja cumprida a Constituição e se defenda o ambiente.
Neste sentido, o projeto de resolução do PSD propõe que a Assembleia da República recomende ao Governo que realize ações de mapeamento, verificação de licenciamento e laboração das empresas com descargas para efluentes de linhas de água, intensificação de fiscalização, monitorização permanente e “implementação de um plano de ação para limpeza destas linhas de água”.